Categorias: Notícias do Estado

Em anúncio para retomada do BRT de Goiânia, Temer pede aplausos para Baldy

 

O presidente Michel Temer (MDB) pediu aplausos para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, na solenidade que marcou a retomada das obras de construção do BRT de Goiânia. Temer disse que Baldy exerceu papel decisivo no esforço para destravar o projeto – que vai ligar a Capital de norte a sul e que vai atender cerca de 120 mil pessoas por dia. 

 

“Quero particularmente aplaudir Baldy, concretamente. Não só pelo trabalho que realizou na Câmara, mas pelo trabalho agilíssimo trabalho no Ministério das Cidades”, afirmou o presidente. “Quando chegamos ao governo federal, nos deparamos com várias obras paralisadas, que precisavam ser destravadas. E Baldy tem feito isso com agilidade extraordinária. Por isso tenho orgulho de tê-lo como ministro”. 

 

A obra foi licitada em 2015, paralisada em 2016 por causa do atraso da prefeitura de Goiânia no pagamento da contrapartida, retomada e depois interrompida outra vez por conta de divergências entre a administração municipal, a Caixa Econômica Federal e o Tribunal de Contas da União. Empossado ministro no começo de novembro de 2017, Baldy montou uma força tarefa que aparou estas arestas em tempo recorde. O projeto está orçado em R$ 271 milhões. 

Baldy afirma que esta conquista é resultado da colaboração de forças políticas diversas do Estado. Citou o prefeito Iris Rezende (MDB), o vice-governador José Eliton (PSDB), o deputado federal Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PP). “Tantos esperam esta obra concluída e ela será, com esforço de todos nós”, disse o ministro. Baldy destacou o esforço do presidente Temer em concluir obras paralisadas pelo País afora e lembrou que, na semana passada, o Palácio do Planalto liberou R$ 81 milhões para 600 projetos de habitação inconclusos. 

 

Iris afirmou que a chegada de Baldy ao Ministério das Cidades inaugurou uma nova etapa na obra do BRT, marcada pela boa vontade para superar a burocracia e viabilizar recursos. Disse que a tônica da sua administração tem sido retomar obras abandonadas pela gestão anterior, do ex-prefeito Paulo Garcia (já falecido) e aproveitou a solenidade para pedir a Temer o aporte de dinheiro para conclusão do terço que falta do eixo Leste-Oeste (passando pelo antigo leito ferroviário). Temer adiantou que o pleito será deferido. 

Marcley Matos

Notícias Recentes

Proposta estratégia para ampliar RPPNs em Goiás com fundo composto por multas ambientais

Modelo prevê fundo composto pelo dinheiro de multas por danos ao meio ambiente beneficiando reservas…

15/08/2024

Procon aponta variação de mais de 99% no preço das fraldas descartáveis infantis, em Goiânia

Na capital, o preço da fralda descartável infantil pode ter variação de preço superior a…

15/08/2024

Empresário Arni Spiering morre em queda de avião bimotor em Apiacás, MT

Na manhã desta quinta-feira (15), um avião bimotor King Air caiu na zona rural de…

15/08/2024

Ministério da Saúde negocia compra emergencial de 25 mil doses de vacina contra mpox

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nesta quinta-feira (15), a negociação da compra emergencial de…

15/08/2024

Gustavo Mendanha é anunciado como coordenador da campanha de Leandro Vilela em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira (15), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, foi anunciado…

15/08/2024

Em Goiás, o comércio varejista cresce pelo 7º mês seguido

O comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na…

15/08/2024