O Enem está mudando. A partir de 2020 em fase piloto, o exame poderá contar com a aplicação digital que será implementada progressivamente. O teste será realizado a partir do ano que vem em 15 capitais brasileiras. Goiânia será uma das cidades contempladas. As novas propostas foram apresentadas nesta terça-feira (03/07) pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

De forma opcional, o estudante das cidades que receberão a versão teste da prova poderá escolher entre o modelo eletrônico ou convencional, neste primeiro momento. A expectativa é que a partir de 2026, as provas impressas sejam aposentadas, dando lugar exclusivamente à digital.

Publicidade

“Até 2026, a prova vai ser muito parecida com o que é hoje, mas toda ela vai ser feita no computador, como foram as transformações lá fora. Até 2026, todo mundo vai fazer a prova pelo computador, e vai poder fazer isso em várias datas ao longo do ano”, disse Weintraub.

Publicidade

Segundo ele, o estudante que ficar de fora de um exame poderá fazer a outra aplicação.

Publicidade

Não haverá distinção de valor entre a aplicação digital e em papel, de acordo com a pasta.

Data definida 
O Enem 2020 já tem data. De acordo com o MEC, o exame será aplicado em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro no formato digital. O Enem regular, em papel, será aplicado, aos demais estudantes nos dias 1º e 8 de novembro.

Publicidade

Como se trata de projeto-piloto, os estudantes que tiverem algum problema com a prova digital terão direito a refazer o exame na reaplicação, que atualmente é destinada a estudantes que foram prejudicados por questões como falta de energia elétrica, chuvas e outras intercorrências.

 

Publicidade