Publicidade
Geral
| Em 2 meses atrás

Eleição mostra MDB e PL fortes na Câmara Municipal de Goiânia em 2025

Compartilhar

A eleição de domingo (6), movimentou a representatividade política na Câmara Municipal de Goiânia para o próximo mandato. Os partidos que se destacaram foram o MDB e o PL, que conquistaram o maior número de cadeiras. Nesta eleição, mais de 58 mil vereadores de 25 partidos diferentes foram eleitos no Brasil, dos quais 37 para a Câmara de Vereadores de Goiânia.

O MDB diminuiu a bancada na capital em dois, mas continua forte, passando de 10 para 8 vereadores, incluindo nomes como Anselmo Pereira, Pedro Azulão Jr, e Luan Alves. O PL, que só tinha um vereador, agora tem 5, sendo Major Vitor Hugo o mais votado dessa eleição, com 15.678 votos.

Publicidade

Outros partidos que também tiveram maior representatividade foram o PRD, que aumentou em um vereador, passando de 3 para 4, e o Solidariedade, que manteve 4 vereadores eleitos. Já o União Brasil (UB) manteve 3 cadeiras, mesmo número do PT, que conquistou uma vaga a mais em relação à legislatura atual, e neste caso, com o segundo mais votado na eleição deste ano, Edward Madureira, que alcançou 13.573 votos.

Publicidade

Movimentação dos partidos na Câmara Municipal para próximo mandato

Atualmente, 13 partidos têm representantes na Câmara, enquanto na próxima Legislatura eles serão 14. O Partido Novo ficou fora, não conseguiu eleger nenhum parlamentar dessa vez, enquanto Agir e PRTB que estavam fora, agora tiveram êxito.

Publicidade

O PSDB agora tem 2 vereadores, mesmo número de vagas conquistadas pelo Republicanos, PP, e PRTB. Partidos menores, como o PDT, DC, Podemos, Agir, e Avante, garantiram uma cadeira cada.

A movimentação partidária atingiu as prefeituras também, como mostrou o Diário de Goiás. O partido do governador Ronaldo Caiado, o União Brasil, elegeu 95 prefeitos e lidera o ranking de partido com mais vitórias no Estado. Vem seguido do seu aliado na base, o MDB, com 44 eleitos, tendo em terceiro o PP e o PL, ambos com 26 prefeitos eleitos em Goiás no domingo.

Publicidade

A sequência continua com Podemos, com 14 prefeitos eleitos; o PDT, com 11; o PSDB, com 7; o PRD, com 4; o PT, o PSB, o PSD e o Solidariedade, com 3; o Republicanos, com 2; o Novo, com 1; e o Avante, também com 1 candidato eleito.

No panorama estadual, o MDB continua a ser uma das legendas mais fortes, com grande número de vereadores eleitos em várias cidades, como Aparecida de Goiânia, onde também obteve representatividade significativa. O PL e o PRD também cresceram em influência, especialmente em municípios de médio porte.

Esses resultados reforçam o MDB como uma das principais forças políticas de Goiás, aliado do UB que vem em primeiro, mas seguido de perto pelo PL que investe de olho em 2026.

Publicidade
Marília Assunção

Jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Também formada em História pela Universidade Católica de Goiás e pós-graduada em Regulação Econômica de Mercados pela Universidade de Brasília. Repórter de diferentes áreas para os jornais O Popular e Estadão (correspondente). Prêmios de jornalismo: duas edições do Crea/GO, Embratel e Esso em categoria nacional.