A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), iniciou a instalação de mais de 400 lâmpadas de LED no Distrito Agroindustrial de Aparecida (Daiag). Segundo a pasta, a mudança deve se estender para todos os polos e distritos industriais de Aparecida nas próximas semanas. O investimento inicial para a troca completa das luminárias é de R$ 240 mil, oriundos do Tesouro Municipal.
Mais econômicas e brilhantes, as lâmpadas de LED são conhecidas por sua eficiência energética, consumindo consideravelmente menos eletricidade do que as lâmpadas convencionais. Por consequência, a mudança também traz uma economia para os cofres públicos na manutenção, ajuda as empresas que atuam no período noturno, além de melhorar a visibilidade para motoristas e trabalhadores.
Temos o compromisso de trocar todas as lâmpadas de Aparecida para luminárias de LED e estamos cumprindo. Fizemos a mudança nas avenidas de grande circulação da cidade e agora focamos nos polos. Isso é dar mais qualidade de vida e segurança para a nossa população.
Prefeito Vilmar Mariano
A iluminação já está implantada nas principais avenidas de Aparecida, dentre elas a Avenida Independência, Avenida V5 e Avenida Brasil. Agora, a troca das lâmpadas convencionais deve adentrar todas as ruas habitacionais de Aparecida, como explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.
Nosso objetivo é manter o ritmo de atendimentos aos pedidos de troca e manutenção nos bairros da cidade ao mesmo tempo que avançamos com a iluminação de LED para mais ruas e avenidas.
Davi Mendanha
Além da instalação nos polos, a SDU também mantém o cronograma de troca e revisão da iluminação pública em ruas, praças e espaços sociais de Aparecida. Em 20 dias foram mais de 30 bairros revisados, sete praças e mais de 300 atendimentos feitos pelas equipes da Secretaria. Nesse período também foram instaladas 624 lâmpadas em 17 bairros.
Na Vila Brasília também começou a instalação em ruas habitacionais, acrescentando as avenidas já iluminadas em LED, como a Avenida São Paulo e a Avenida Rudá. Até o momento foram 165 luminárias substituídas, e a previsão é para que todo o serviço seja finalizado em até 30 dias.
A troca para lâmpadas de LED também é um importante passo para o meio ambiente. Esse modelo não contém mercúrio nem outros materiais tóxicos, ao contrário das lâmpadas de vapor de sódio, o que as torna uma opção mais ecológica e sustentável.
A prefeitura também destaca que a durabilidade das lâmpadas de LED é muito maior do que a das lâmpadas tradicionais, o que significa menos manutenção e substituição, reduzindo os custos operacionais a longo prazo.