Em cerimônia realizada na tarde de quarta-feira, dia 11, na sede do Conselho Estadual de Educação de Goiás, o economista Flávio Peixoto foi empossado secretário de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O nome do novo titular da pasta já havia sido anunciado pelo governador José Eliton na terça-feira. Ele substitui Marcos das Neves, que pediu afastamento por motivos de saúde.
Durante discurso de posse, Flávio Peixoto disse que a escolha do local para realização da cerimônia é duplamente simbólica. “Esse prédio agasalha o Conselho de Educação e também já agasalhou os meus primeiros anos de escola, sou fruto de escola pública”, comentou ao informar que foi alfabetizado no então Grupo Escolar Modelo, unidade que funcionava no prédio.
O novo titular da Seduce afirmou que Goiás estar à frente na Educação implica dizer que terá muitos desafios pela frente. “Educação é um processo contínuo”, comentou ao falar sobre sua nova missão, que é intensificar os trabalhos para além do quadro negro. “Convido vocês a romper as barreiras da sala de aula”.
Representando o governador José Eliton, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, desejou boa sorte ao novo titular da Seduce e lembrou que há alguns anos as duas secretarias trabalham juntas em prol do avanço do ensino público em Goiás. “Temos números que apontam indicadores positivos notáveis. Mas acho que ainda há espaço, por exemplo, para que possamos engajar e reduzir percentual de jovens que abandonam a escola”, afirmou.
Já o ex-secretário Marcos das Neves citou algumas ações como a Avaliação Dirigida Amostral (Ada) e o caderno de atividades Aprender +. “Não existe curto e médio prazo na Educação. Educação é longo prazo. O que está sendo feito hoje é consequência do que se fez ontem, e assim sucessivamente”, afirmou ao desejar sucesso na trajetória de Flávio Peixoto. Marcos também lembrou que Goiás está no topo do ranking nacional e que “tudo indica que será primeiro lugar no Ideb, em dose dupla esse ano, nos ensinos Fundamental e Médio”.
Anfitrião, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Marcos Elias, realizou um breve resgate histórico sobre a evolução da Educação no país que, segundo ele, no passado não foi vista como prioridade. “Acreditamos que o trabalho a ser desenvolvido pelo senhor, secretário, é essencial ao nosso povo. A Educação, e aí peço desculpas ao Esporte e à Cultura, é uma das maiores responsabilidades que a sociedade brasileira tem com nosso futuro”, refletiu.
Perfil
Flávio Peixoto já foi professor de planejamento da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Goiás e chefe do Instituto de Ciências Humanas e Letras, também da UFG. Foi secretário estadual de Planejamento por duas vezes, e secretário de Governo.
Em 2012 e 2013, foi secretário de Relações Institucionais e do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública do Governo do Tocantins. O atual titular da Seduce também já foi ministro do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e secretário de Planejamento de Goiás e do Tocantins.