Categorias: Cidades

Educação de Goiás abre vagas para cursos profissionalizantes

Foi aberto nesta quinta-feira (1), o período de inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos na rede pública de Educação de Goiás. Estão sendo disponibilizadas 11.447 vagas para 16 cursos que têm carga horária entre 800 e 1.800 horas e duração de um a dois anos e meio. As inscrições estão sendo feitas no site da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). As formações são direcionadas para alunos da rede pública estadual e serão ofertadas nas modalidades presencial e Ensino à Distância (EAD).

Os cursos foram demandados pela Seduce ao Governo Federal por meio MedioTec – iniciativa do Ministério da Educação (MEC) no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para realização das capacitações, a Secretaria contará com o apoio de outras instituições de ensino parceiras, de modo a atender estudantes de vários municípios goianos.

Estão sendo disponibilizados cursos profissionais nas áreas de informática, meio ambiente, logística, administração, segurança do trabalho, agricultura, vendas e saúde.

Poderão se inscrever alunos matriculados na rede pública estadual que estiverem cursando, preferencialmente, 1ª ou 2ª séries do Ensino Médio e tenham idade igual ou superior a 15 anos.

O edital dos cursos será divulgado no site da Seduce a partir de 1º de junho, onde os interessados deverão efetuar o cadastro para concorrer às vagas das formações profissionalizantes. Após a fase de inscrição, a Secretaria promoverá um sorteio eletrônico para o preenchimento das vagas.

Os contemplados pelo programa precisam apresentar documentação, nos locais que serão divulgados posteriormente. Os alunos matriculados nas capacitações terão direito a uma assistência estudantil para transporte e alimentação.

O MedioTec, que em Goiás é coordenado pela Seduce, conta com a parceria da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Instituto Federal Goiano e Universidade de Rio Verde (UniRV), que abrirão várias turmas dos cursos profissionalizantes.

A Seduce ofertará diretamente 1.355 vagas em 16 cursos técnicos, que serão disponibilizados em 34 unidades da Secretaria, dispostas em 28 municípios goianos.

Mapeamento

O chefe do Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed), João Batista Peres Júnior, destaca que a escolha dos cursos é resultado de um amplo trabalho de identificação das potencialidades regionais. “Para esta nova ação, levou-se em conta o mapeamento das demandas do mundo do trabalho. O objetivo foi mapear as necessidades locais de formação técnica, com dados sobre as oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”, explica.

A previsão é que as aulas dos cursos do MedioTec se iniciem no dia 14 de agosto de 2017.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Agrodefesa promove debate sobre logística reversa de embalagens de agrotóxicos em Goiás

Na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), foi…

12/08/2024

Preso em flagrante homem acusado de perseguição em Alto Paraíso de Goiás

Foi preso em flagrante em Alto Paraíso de Goiás, um homem acusado de perseguir e…

12/08/2024

Morre Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, aos 96 anos

Nesta segunda-feira (12), o economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto faleceu devido a complicações de…

12/08/2024

Profissionais da saúde de Aparecida declaram apoio a professor Alcides

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Professor Alcides (PL), recebeu,…

12/08/2024

A cidade goiana que não reelege prefeitos (até 2020)

Fundada há 168 anos, a cidade de Piracanjuba nunca reelegeu um prefeito. Administrado atualmente por…

12/08/2024

Semana da Saúde do HDT oferece serviços gratuitos à população

Entre os dias 14 a 16 de agosto será realizada a Semana da Saúde do…

12/08/2024