Arquibancada lotada, muito calor e disputa curva a curva nas pistas. Foi nesse cenário que começou a temporada 2017 do Goiás Superbike, no Autódromo de Goiânia. Com mais de 130 pilotos inscritos, a 1ª etapa da maior competição de motovelocidade do Centro-Oeste teve imprevistos, mas também superação e muita adrenalina neste domingo (9/4).
Na principal categoria, a SBK Pró, Edson Morales largou na pole e conseguiu manter a liderança, mesmo apesar de sua moto ter apresentado problemas a apenas duas voltas para o fim da corrida. “A mangueira do radiador soltou, por causa de um superaquecimento, e o motor acabou perdendo força”, relatou o goiano, que completou a prova olhando para trás, esperando manter distância dos adversários. Deu certo.
O pentacampeão atribuiu a vitória à sua mania de aplicar o melhor ritmo nas voltas iniciais. “Gosto de usar essa estratégia justamente para ter certa vantagem caso aconteça algum imprevisto, como hoje”, comentou o vencedor. O segundo colocado foi o brasiliense Ian Lucas, seguido por Juninho Trudes. Campeão da SBK Pró em 2016, Henrique Castro teve problemas na moto e sequer participou da corrida.
A recém-criada 300cc Sport teve como vencedor Rafael Rosa. Prata-da-casa, o piloto é mecânico da própria moto e começou a competir há 10 anos. Entre outros títulos, foi bicampeão da 300cc Ninja e campeão da 300cc Especial. Apesar da vitória e da experiência comprovada, o goiano sentiu que a temporada promete ser a mais difícil que já participou. “Vencer hoje não foi fácil. Tem muitos pilotos experientes na disputa. Vai dar trabalho manter a ponta esse ano”, disse ao observar as qualidades dos adversários.
Em algumas categorias, pilotos que venceram a temporada 2016 mantiveram o ritmo e conquistaram a primeira etapa deste ano. Foi o caso de Ricardo Juliani (600cc), Josué Ferreira (300cc Master) e Matheus Barbosa (150cc). Este domingo também teve nomes novos assumindo o topo do pódio: Vigmar Cardoso (SBK Light), Salvador Amaral (Naked Estreante) e Bruno Barros (Naked Pró).
Presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), Roberto Boettcher destacou o alto nível das provas e o profissionalismo dos pilotos. “A presença massiva da torcida comprova tudo isso. Hoje lotamos a arquibancada. Os boxes também ficaram movimentados. Para todo lado que olhava, tinha gente. Na grama e até nas grades do estacionamento. Foi um sucesso”, comemorou.
A 2ª etapa do Goiás Superbike será realizada entre os dias 6 e 7 de maio, também no Autódromo de Goiânia.
Confira os primeiros colocados de cada categoria:
SBK Pró
1º Edson Morales
2º Ian Lucas Vieira
3º Juninho Trudes
SBK Light
1º Vigmar Cardoso da Silva
2º Maikon Rodrigues
3º Luciano Lima
Naked Estreante
1º Salvador Amaral
2º Sandro Resende
Naked Pró
1º Bruno Barros
2º Julio Victor Santos
600cc
1º Ricardo Juliani
2º Michel Seixas
3º Vicente Flores
300cc Sport
1º Rafael Rosa
2º Matheus Barbosa
3º Bruno Cesar
300cc Master
1º Josué Ferreira
2º Waldinei Chaves
3º Arthur Francisco
150cc
1º Matheus Barbosa
2º Wylkson Ribeiro
3º Luis Phelipe Ribeiro
Texto: Mônica Parreira (Assessoria)