Cinco Ecopontos para descarte seguro de resíduos foram disponibilizados em Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg) em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Nos locais, poderão ser descartados materiais diversos, como por exemplo sobras de construção civil, móveis antigos e pneus em pequenas quantidades.
O objetivo é tentar combater a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Segundo o presidente da Comurg, Alisson Borges, diariamente a Companhia recebe denúncias sobre o descarte inadequado de pneus em locais impróprios. Vale ressaltar que a multa para aqueles que descartam o item de forma irregular pode variar de R$ 5 mil até R$ 50 milhões, além do veículo ser apreendido.
Os Ecopontos foram instalados estrategicamente nos bairros Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste, funcionando das 7h às 22h durante toda a semana, incluindo finais de semana, sem agendamento prévio.
Descarte irregular
A Comurg informou que houve aumento expressivo do descarte irregular de lixo em Goiânia, ultrapassando a média mensal de 50 mil toneladas. Segundo a Companhia, o número ultrapassou as 74 mil toneladas.
“Diante da situação, a Comurg intensificou o monitoramento nos pontos críticos da cidade, mapeando 30 novos locais onde o descarte clandestino tem sido frequente, saindo de 125 pontos para 155”, pontuou o presidente da Companhia.
Ecopontos
Os Ecopontos podem ser encontrados nos seguintes endereços: