Publicidade

Ecopontos de Goiânia são uma solução para o descarte correto dos resíduos sólidos

Por 1 ano atrás

Goiânia conta com cinco ecopontos, locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, objetos e materiais recicláveis. Os espaços de coleta seletiva da prefeitura tem o objetivo de diminuir os resíduos sólidos urbanos, que são descartados de forma incorreta pela população, causando poluição e problemas de saúde pública.

Ecopontos funcionam o ano todo

Os espaços são administrados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Os ecopontos funcionam todos os dias, de forma gratuita, das 7h às 22h, em formato drive-thru. Eles estão localizados nos bairros Residencial Campos Dourados, Setor Faiçalville, Jardim Guanabara II, Jardim São José e Parque Eldorado Oeste. Em cada um deles, há caçambas distintas para cada tipo de resíduo, como sucatas, pneus, móveis, eletrodomésticos, óleo de cozinha usado, resíduos de construção civil, resíduos gerados por limpezas particulares, como galhos e folhas, e materiais recicláveis como madeira, vidro, papel, plástico, papelão, entre outros.

Publicidade

Leia também: Comurg intensifica fiscalização de descarte de resíduos; Confira os endereços dos Ecopontos de Goiânia

Publicidade

Essa separação é fundamental, pois permite que os materiais sejam encaminhados para os destinos corretos e evita a contaminação do solo e da água.

Publicidade
Presidente da Comurg Alisson Borges

Ecopontos têm equipes para atender o cidadão

Os ecopontos contam com equipes treinadas para receber e orientar a população sobre o descarte correto do lixo. Borges elucida que o atendimento é fundamental, “pois muitas vezes as pessoas não sabem como descartar corretamente determinados resíduos, como o óleo de cozinha usado, por exemplo. Evitar que esse resíduo seja jogado na pia, contribui com o combate à poluição dos rios”.

Projetados pela Amma

Projetados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), os ecopontos estão em funcionamento desde 2018. Segundo o órgão, os locais tornam mais rápida e prática a destinação ambiental adequada de materiais que os cidadãos não vão mais utilizar. Além de contribuir para a geração de renda dos catadores de materiais recicláveis e para a preservação dos recursos naturais.

Publicidade

Leia também: Prefeitura de Goiânia reforça pedido para o uso do Cata-Treco e Ecopontos para limpeza da cidade

Confira os endereços:

1 – Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II.

2 – Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville.

3 – Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José.

4 – Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados.

5 – Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste.

Funcionamento:

Todos os dias, das 7h às 22h. 

Publicidade
Compartilhar
Fabrício Carvalho

Casado com Kariny Melo e pai do Ítalo Melo. Na vida o que vale é ter histórias para contar.