A diplomação dos candidatos e suplentes da eleição de 2018 lotou o auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) na manhã desta quarta, 19. “É um sonho realizado, é uma responsabilidade assumida”, declarou o governador de Goiás eleito Ronaldo Caiado (DEM). Em entrevista afirmou que o grande desafio é “mostrar a capacidade”.
A diplomação é uma solenidade oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e antece a posse no cargo que está agendada para o dia primeiro de janeiro.
Para Caiado, a reforma administrativa que ajusta o futuro governo ao projeto político “já está bem avançada”. Ele citou o fim das assessorias e a recriação de secretarias da Agricultura, Cultura e Meio Ambiente. Além disso, confirmou a fusão da secretaria da Fazenda com a do Planejamento e criando a Secretaria da Economia. A ideia imita o projeto de Jair Bolsonaro com o Ministério da área.
“Minha base de apoio, todos me deram uma liberdade enorme para buscar pessoas”, respondeu Caiado ao ser questionado sobre as escolhas feitas para o secretariado, até agora. O argumento justifica o fato de que a maior parte dos escolhidos são desconhecidos em Goiás e buscados em outros Estados.
Segundo ele, nos próximos dias, outros nomes serão divulgados à medida que a confirmação seja um “fato consolidado”.
Solenidade
Durante a solenidade e em discurso o governador falou sobre uma nova politica que nasceu das urnas com um novo metodo que foi aprovado pelo povo. Ele afirmou que recebeu o recado das urnas e agora tem a missão de fazer o que é preciso para mudar o estado de Goiás. Ao falar sobre inovação ele destacou que é preciso aproveitar o impeto do povo goiano para fazer o estado crescer e avançar mais. “Reforço meu compromisso com a população para governar para o cidadão, devolver o Estado ao povo. Quero ter o apoio dos servidores e da sociedade para combater desigualdades e poder fazer de Goiás um Estado mais justo, equânime, e que as oportunidades cheguem a todos”.
Ele ressaltou que importância do atual momento econômico e destacou que já foram feitos ajutes em algumas aréas para reduzir o descompasso financeiro do estado. Caiado afirmou que é o governador de todos os goianos e todas as pessoas que moram em Goiás “Ninguém é dono da verdade e ninguém impõe sua vontade. Saberei governar com o apoio de todas as lideranças, buscando entendimento e argumentação sólida. Na vida parlamentar aprendi a dividir as decisões e construir lideranças, e construirei um governo buscando cada vez mais entendimento entre as partes, independente do seu credo político ou situação financeira, tratarei todos com muito respeito”.
Caiado exaltou a qualidade do povo goiano e reafirmou seu compromisso de campanha de transparência e tolerância zero com a corrupção “Neste momento quero reafirmar meu compromisso com a transparência total em todas as áreas do governo, a tolerância zero com a corrupção e o combate as desigualdades sociais. O goiano é solidário e nós não aceitamos viver situações tão díspares como as que temos em algumas regiões”.