Categorias: Política

“Doutor Luiz Rassi foi modelo de caráter, honradez e dedicação à Medicina em Goiás no Brasil”, diz Marconi

 O governador Marconi Perillo expressou neste domingo o respeito e a gratidão do Governo e da população de Goiás ao médico Luiz Rassi durante a Missa de Sétimo dia do falecimento do filho de família libanesa que escolheu o Estado para viver e exercer a Medicina.

Na celebração, realizada na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia de Goiás, presidida pelo padre Rafael Javier Magul, Marconi afirmou que Luiz Rassi “deixa para sempre registrado seu modelo de caráter, honradez e dedicação à Medicina em Goiás e no Brasil”.

Acompanhado da primeira-dama Valéria Perillo, Marconi prestou a homenagem a Luiz Rassi durante a celebração, da qual participaram familiares, amigos, pacientes e admiradores do médico, que fundou a Associação Médica de Goiás, participou da criação do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremego) e dedicou mais de 70 dos seus 96 anos de vida à profissão. Filho de imigrantes libaneses, Luiz Rassi nasceu em Cuba e se mudou com a família para o Brasil ainda criança, a princípio em Vianópolis e depois residindo definitivamente em Goiânia.

Em seu pronunciamento, Marconi lembrou que Rassi inspirou todas as gerações de médicos que o sucederam, “tanto por sua dedicação integral ao dom de cuidar da saúde e da vida quanto por sua preocupação com a promoção da saúde entre os cidadãos goianos mais humildes”.

O governador destacou a participação de Luiz Rassi nas políticas públicas de saúde em Goiás, tendo como principal contribuição o planejamento e a criação do Hospital Geral de Goiânia (HGG) Alberto Rassi.

Marconi relembrou os principais momentos da extensa trajetória profissional de Luiz Rassi, reconhecido e premiado no Brasil e no exterior por seu profundo talento e dedicação à Medicina.

Luiz Rassi dirigiu a sessão que deu origem ao Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), em 1957, e foi também o primeiro presidente e fundador da Associação Médica de Goiás (AMG), entre os anos de 1957 e 1959. 

O médico participou ainda da turma inaugural de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal, em 1959. Também presidiu a Sociedade Goiana de Gastroenterologia (1965-1966). 

Luiz Rassi nasceu em 5 de abril de 1920, em Union de Reyes, Cuba. Veio para o Brasil e se naturalizou. Ingressou na Faculdade Nacional de Medicina, na antiga Universidade do Brasil (RJ), onde se formou em 1947. Integrou a primeira turma de professores do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás.

Marcley Matos

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024