Publicidade
Economia
| Em 1 ano atrás

Donos da empresa goiana JBS querem comprar a maior petroquímica do Brasil; entenda

Compartilhar

A J&F, holding da família Batista, dos famosos são Joesley e Wesley, e dona da empresa goiana JBS, segunda maior empresa do Brasil, por faturamento (segundo o ranking “Valor 1000” de 2022), quer comprar praticamente a metade da petroquímica Braskem. As informações, divulgadas pela Folha de S.Paulo, mostram que não se trata de algo simples e o quão grandiosa a ação será.

Só para se ter uma ideia, a J&F também é proprietária da Eldorado (de celulose), da Flora (do ramo de farmacêuticos e cosmética) e da Âmbar (energia), que está entre as 600 maiores do país. E não para por aqui, a holding também tem o Banco Original, o aplicativo de pagamentos PicPay, o Canal Rural e, como afirmado anteriormente, a empresa goiana JBS, que começou como um açougue.

Publicidade

Agora, a J&F quer uma fatia da Braskem, que é a maior petroquímica do país e 8ª maior empresa do Brasil. Isso pode acontecer por que a Novonor (antiga Odebrecht), que tem 50% da empresa, está vendendo sua parte. A Petrobras tem 47% do capital votante da companhia.

Publicidade

Ainda segundo o jornalista Vinicius Torres Freire, colunista da Folha, o negócio da Braskem já é enrolado e assunto de especialistas em empresas e no setor e, a venda da empresa, com a compra da J&F seria mais “uma história de expansão do agro”.

Publicidade

Já o portal Valor Econômico deu novidades sobre a transação e afirmou que a Novonor confirmou ter recebido da J&F Investimentos, na terça-feira (11), com proposta para a aquisição da totalidade dos créditos detidos pelos credores financeiros da companhia, pelo valor de R$ 10 bilhões.

A Braskem, porém, anunciou que ainda não há qualquer decisão, mesmo que preliminar, tomada a respeito da proposta e que qualquer evolução nas discussões será imediatamente comunicada para a sociedade, já que se trata de um assunto de interesse público.

Publicidade
Publicidade
Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.