Dois casos da subvariante ômicron BA.2 foram confirmados em Goiânia. As informações é do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso durante entrevista a rádio CBN Goiânia neste sábado (30). De acordo com o secretário, os testes foram realizados em março e abril.
Em todo país, a subvariante da ômicron BA.2 foi identificada em 84,3% dos testes positivos de Covid-19 realizados entre os dias 17 e 23 de abril, segundo pesquisa nacional divulgada pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS). Em 9 de abril, a prevalência da variante era de 69,3%.
Essa nova linhagem é mais transmissível que a BA.1. Seus primeiros sintomas foram registrados no país em fevereiro deste ano. Agora, depois de uma análise de mais de 70.267 testes positivos para o SARS-CoV-2, a sublinhagem foi identificada em 122 municípios de 13 estados.
Em Goiânia, segundo Durval Pedroso, não há motivo de preocupação após a confirmação dos casos. Ele explica que a capital já utiliza da estratégia que vem sendo feita. ”Não reduzimos testagens ampliada, o mapeamento de avaliação genômica e, por isso, identificamos variantes”, afirmou.
A prefeitura de Goiânia alerta que para evitar a propagação, o prinicpal ponto de atenção seria a vacinação de toda população.
Leia também: