A Federação Goiana de Futebol promoveu nesta terça-feira (21), o Conselho Técnico do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso/2017. A competição terá inicio no dia 27 de maio e terá o encerramento dia 13 de agosto.
Dez clubes disputam a competição que garante aos dois melhores vagas para a elite do futebol goiano na próxima temporada: América de Morrinhos, Anapolina, Aparecida, Evangélica de Paraúna, Goiânia, Grêmio Anápolis, Monte Cristo, Novo Horizonte de Ipameri, Santa Helena e Trindade.
Sistema de disputa
A fórmula de disputa, idêntica em relação a 2016 em função da legislação vigente, tem em sua 1ª Fase o mesmo esqueleto inclusive dos três anos anteriores. Nela, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados a partir da regionalização e complementada por sorteio em função de que neste ano são nada menos do que seis participantes da Grande Goiânia incluindo-se a cidade de Anápolis.
Grupo A: Evangélica, Santa Helena, Aparecida, Goiânia e Trindade
Grupo B: América, Novo Horizonte, Monte Cristo, Grêmio Anápolis e Anapolina.
Os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, 8 jogos para cada time, quatro em casa e quatro fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal enquanto o 5º e último colocado de cada um dos dois grupos são rebaixados para a Terceira Divisão em 2018.
Na Fase Semifinal, em jogos de ida e volta, o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º colocado do Grupo B enquanto o 1º colocado do Grupo B joga diante do 2º colocado do Grupo A, com os dois times líderes de seus grupos na 1ª Fase, tendo a vantagem da partida de volta em casa, e principalmente da igualdade de pontos e saldo de gols normal, para conquistarem a condição de finalista do Campeonato, e mais que isso, o acesso ao Goianão 2018.
Na Fase Final, também em ida e volta, os dois finalistas decidem o título de campeão da competição, com vantagem do jogo de volta em casa assim como da igualdade de pontos e saldo de gols normal para sagrar-se campeão, para a equipe com maior pontuação ao longo de todo o Campeonato.