A Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan) divulgou nesta quarta-feira (15) o cronograma simplificado do 7º Processo de Seleção de Gerentes por Capacitação e Mérito, chamado de Meritocracia. O processo foi anunciado pelo governador Marconi Perillo em abril deste ano.
O edital será publicado em 1º de julho. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 25 de outubro. De acordo com a Secretaria, ao todo serão disputados 416 cargos de gerências da administração direta, autárquica e fundacional do Executivo.
Poderão participar do processo servidores estaduais, concursados ou comissionados, que atendam aos requisitos previstos no edital. No entanto, a aprovação do servidor ao cargo não garante estabilidade, uma vez que o cargo é comissionado, de livre nomeação e exoneração.
“Queremos que as gerências sejam ocupadas pelos servidores selecionados pelo próprio mérito de forma democrática, transparente e participativa, e não por indicação política”, ressaltou o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita.
O objetivo do processo, além de preencher os cargos, é garantir aos servidores a possibilidade de melhorar o salário e realização profissional, além de melhoria da prestação dos serviços do Estado à população.
Em maio, os servidores tiveram a oportunidade de enviar sugestões para montagem do edital do processo de meritocracia. Aproximadamente 500 sugestões foram recebidas pela Segplan.
O período de inscrição e análise curricular online será entre os dias 8 e 20 de julho. Os candidatos deverão acessar o portaldoservidor.go.gov.br. O resultado desta primeira fase será divulgado no dia 25 de julho.
A convocação para prova será publicada no dia 29 de julho, também no Portal do Servidor. A segunda etapa é a prova, em 7 de agosto. Os locais e horários ainda serão divulgados. Após a realização da prova, os candidatos terão acesso ao gabarito preliminar no dia 9 de agosto.
Os candidatos que desejarem entrar com recurso referente à prova terão entre os dias 10 e 12 de agosto. O gabarito oficial da prova e da interposição de recursos serão divulgados no dia 22. O acesso individual às notas poderá ser feito no dia 29 de agosto. O resultado final da segunda fase será publicado no dia seguinte.
A terceira fase será composta pela entrega de documentação para Análise Curricular. A convocação será feita em 5 de setembro; a entrega, entre os dias 8 e 16; e a divulgação do resultado final no dia 22 de setembro.
Passando para a quarta etapa, os candidatos serão convocados para preenchimento do Plano de Ação, no dia 23 de setembro, que deverá ser realizado pela internet, no Portal do Servidor, entre os dias 23 e 27. Em seguida, os candidatos serão convocados para entrevista, no dia 29 de setembro.
A entrevista está prevista para ocorrer entre os dias 3 e 20 de outubro, na Escola de Governo Henrique Santillo, localizada na Rua C-135, equina com a Rua C-149, no Jardim América, em Goiânia. O resultado final deverá ser publicado em 25 de outubro, que tomarão posse posteriormente.