Como parte das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, o Procon Goiás divulgou o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas de 2017, que contém as informações das empresas com maior número de processos instaurados durante todo o ano passado, com base nos dados registrados pelos Procons de todo o Estado de Goiás.
Veja a lista completa das empresas
De acordo com o órgão de fiscalização, o cadastro é uma lista das empresas mais demandadas, que constitui as reclamações (processos administrativos) classificadas em “atendidas” e “não atendidas” no ano de 2017, em que pode ou não ter havido acordo entre consumidores e fornecedores, quando constatada a violação às normas consumeristas.
Dentre as informações constantes no Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas estão o índice de resolutibilidade; o total de audiências realizadas; os rankings dos fornecedores mais reclamados por área; dos assuntos e dos problemas mais reclamados; dos fornecedores que menos atendem e dos que mais atendem os consumidores, além do ranking dos 200 fornecedores com mais processos instaurados. A relação dos fornecedores separados por área inclui: produtos, serviços essenciais, assuntos financeiros, serviços privados, saúde, habitação e alimentos.
Para o Procon Goiás, o cadastro é uma importante referência para órgãos de defesa do consumidor, imprensa, consumidores e para os próprios fornecedores, pois a divulgação da lista com o nome das empresas contribui para melhoria das relações de consumo, bem como induz os fornecedores a melhorar a qualidade dos produtos e serviços ofertados aos consumidores.
Entre as empresas mais reclamadas estão Cencosud Brasil (Bretas), Pão de Açúcar/Extra e Bem Brasil Supermercado, na área de alimentos; Banco Pan, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, na área de assuntos financeiros; lojas Novo Mundo, Fujioka, Ponto Frio/Casas Bahia, na área de produtos; Oi, Claro, Vivo e Tim, na área de serviços essenciais, entre outros.