O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a lista dos pré-selecionados na tarde desta segunda-feira (1º). Os candidatos não selecionados foram incluídos automaticamente na lista de espera.
Os pré-selecionados deverão concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) entre terça-feira (2) e sábado (6). A pré-seleção apenas assegura a expectativa de direito à vaga. O financiamento será liberado dependendo da conclusão da inscrição no SisFies e cumprimento das regras e procedimentos do programa.
De acordo com o MEC, até as 12h do dia 29 de janeiro, último dia para fazer as inscrições, 476 mil pessoas tinham se candidatado no processo seletivo. Os estudantes incluídos na lista de espera poderão concorrer às vagas não ocupadas pelos pré-selecionados. Também deverão acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies.
O Fies oferece financiamento em cursos de ensino superior em instituições privadas com taxa de juros de 6,5% ao ano. Atualmente são mais de 2,1 milhões de estudantes beneficiados pelo programa.
No primeiro semestre de 2016, o Fies oferece 250.279 vagas em 1.337 instituições de ensino superior. Podem participar do processo seletivo estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtiveram pelo menos 450 pontos na média, além de não ter zerado a redação.
O candidato também deve ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até 2,5 salários mínimos.
Com informações da Agência Brasil