Pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Senador Canedo em 2024 realizada pelo Instituto Serpes, no sábado (25), aponta que o eleitor tem em mente vários nomes de pré-candidatos em cotação, sendo que a oposição aparece com destaque atualmente.
Na estimulada, com cartela apresentando seis opções, o ex-prefeito Divino Lemes (PDT) surge com 30%, quase o dobro da preferência do segundo nome quando o eleitor foi perguntado em qual pessoa da lista ele votaria. O atual prefeito, Fernando Pelozzo (UB) veio em seguida, com 16,6%.
Já os demais candidatos da oposição, Cristina Pina (10,6%), Alexandre Braga (8%), Rodrigo Rosa (5,3%) e Milter Mayer (1,7%), somariam 24% das intenções de voto. O resultado sinaliza um peso importante se a eleição fosse hoje, especialmente considerando que na cidade o pleito é realizado em somente um turno de votação.
Nas simulações com variação de nome, Divino Lemes aparece à frente em todas as tentativas com 35,2%. Quando o nome de Pelozzo é retirado das opções, Cristina aparece em segundo com 15% e Braga em terceiro com 10% em uma das simulações.
Sem o nome dela, mantendo o do prefeito atual, ele fica em segundo com 18,9%, seguido de Braga com 15,2%.
Já quando o nome de Divino Lemes foi retirado e mantido os de Braga e de Pellozzo, o prefeito ficou em segundo com 24,9% e Braga em primeiro com 28,2%. Mas, nesta hipótese de nomes ofertados, 32,9% declararam que prefeririam anular o voto ou não votar.
Na pesquisa espontânea ocorreu empate técnico. Fernando Pelozzo foi o mais lembrado por 5% dos entrevistados, seguido por Divino Lemes, lembrado por 4%.
Além de Pelozzo e Lemes, o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, hoje cotado como pré-candidato à prefeitura de Goiânia, aparece em terceiro entre os mais lembrados, com 2,3% na espontânea. Os nomes de Misael e Alexandre Braga foram lembrados respectivamente por 1,7% e 1% e outros dez nomes com menos de um ponto.
O Serpes mostrou que, neste momento, o nome do atual prefeito também enfrenta rejeição de 48,8%, contra 32,9% de Divino Lemes, enquanto o terceiro mais rejeitado é Rodrigo Rosa, com 12%, seguido de Cristina com 7%., Mayer por 6% e Braga com 4,7% de rejeição. Por outro lado, 26,9% disseram que não rejeitam ninguém.
A atual gestão tem avaliação ótima de 2% dos entrevistados e boa de 15%, enquanto 33,9% consideram a administração de Pelozzo regular. Os que consideram ela ruim somaram 21%. A avaliação de que a gestão é péssima foi feita por 26,9%.
A pesquisa foi realizada com uma amostra de 301 eleitores com margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados homens e mulheres, de diferentes idades, níveis de ensino e religiões de 15 bairros de Senador Canedo.