Os deputados federais Célio Silveira (PSDB) e Thiago Peixoto (PSD) trocaram acusações por meio de vídeos, que circulam nas redes sociais. Com a proximidade das eleições de 2018, os parlamentares disputam a base eleitoral da região do entorno de Brasília.
Veja os comentários de Altair Tavares e Vassil Oliveira sobre a polêmica:
{source}
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FDiariodeGoias%2Fvideos%2F1482133858546565%2F&show_text=0&width=560″ width=”560″ height=”315″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” allowFullScreen=”true”></iframe>
{/source}
Nas imagens, Célio Silveira se dirige a população da cidade de Luziânia, onde nasceu, e chama Thiago Peixoto de “mauricinho”. “Meus amigos, amigas e conterrâneos de Luziânia, eu sim fiz muito amigos na cidade onde eu nasci, que eu amo. Deputado Thiago Peixoto falar que fez muitos amigos e amigas é uma verdadeira mentira. Ele está apenas fazendo o que o Cristóvão manda ele fazer. Ele não conhece Luziânia, não sabe andar na cidade, não sabe os problemas de Luziânia. Aliás, não sabe de dificuldades de nada, ele foi o pior secretário de educação que nós tivemos em todos os tempos em Goiás. Um mauricinho que só sabe ver filme, e depois querer falar de um ex-prefeito, ex-deputado, que fez tanto por Luziânia? Olha, Thiago, preste atenção, sua reeleição é indefinida. Eu não preciso ficar puxando saco de prefeito nenhum e sendo pau mandado. Você quer ser vice-governador, mas ninguém lhe quer, você não tem nenhum serviço prestado em nenhuma região do estado”, disse o parlamentar.
Ainda segundo Silveira, Thiago não é expressivo na cidade. “Em Luziânia, fizeram uma pesquisa e você não passa de 0,5%, ao contrário de mim, que tenho uma grande aprovação na cidade. Não tenho nada contra o prefeito Cristóvão, fui ao governador com o deputado Diego para pedir que as obras cheguem em Luziânia. Não adianta só papel assinado Thiago, você assinou tanto papel na Secretaria de Educação e não aconteceu nada”, afirmou.
Em sua resposta, Thiago Peixoto demonstrou tom de ironia. “Amigos e amigas de Luziânia, isso mesmo, amigos e amigas. Eu acabei de assistir ao vídeo de deputado Célio Silveira, achei o Célio muito nervosa, estressado, alterado. Primeira sugestão que eu gostaria de dar: queria encontrar amanhã o Célio Silveira e dar a ele um suquinho de maracujá, para ele acalmar. Eu mesmo vou mandar para ele chá de erva cidreira. Eu entendo o porquê ele está tão nervoso, mas não concordo. Ele está nervoso porque Luziânia está ganhando. Ele está nervoso porque o prefeito Cristóvão Tormin conseguiu sair de R$ 5 milhões em investimentos do Goiás na Frente para R$ 15 milhões. Eu pude participar disso. Nós fomos juntos ao governador Marconi Perillo, explicamos a situação e o governador, que é um homem compromissado com Luziânia, atendeu o nosso pedido. E isso deixou o Célio estressado, porque ele ficou sabendo, mas não participou”.
Peixoto ainda criticou a forma política de Silveira, chamando-o de coronel. “Agora, a política moderna não é a do estresse e o Célio já deveria ter aprendido isso, porque ele perdeu as duas últimas eleições de prefeito para o Cristóvão Tormin exatamente por isso, porque apostou na política do ódio, do ressentimento, do coronelismo. Coronel Célio Silveira, a política agora é diferente, é a política do diálogo, da paciência, da parceria, da boa conversa, das realizações, e isso o Tormin faz como ninguém. Eu queria Célio, para terminar, espero que você se acalme, nós sempre tivemos a melhor relação possível, e na terça-feira (3) nós vamos ter uma boa conversa na Câmara dos Deputados. E aí eu vou te explicar, se for necessário, eu vou até desenhar para você, como eu, o governador Marconi Perillo e todos os professores de Goiás conseguimos pegar o estado de Goiás em 16° lugar de qualidade educacional e entregar em 1° lugar. Isso não é a minha opinião, não é pesquisa, são dados concretos que mostram o avanço que nós tivemos em educação. Mas isso eu te explico depois”, finalizou.