A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, cumpriu Mandado de Busca e Apreensão em escritório administrativo da Instituição de Ensino Superior denominada IMEC (Instituto Milenium de Ebducação e Cultura).
Wilson José de Araújo, diretor administrativo da instituição, foi indiciado em inquérito policial por prática de estelionato. A investigação policial demonstrou que o indiciado oferecia ao Mercado de Consumo, cursos de complementação em graduação para licenciados em educação física e pedagogia, com objetivo de obtenção do título de bacharelado pelos alunos consumidores, mediante convênio com universidades sediadas em outras UFs.
No decorrer da investigação, ficou evidente que diversas universidades supostamente conveniadas, não possuíam qualquer relação com o IMEC, negando a inexistência das parcerias.
Por conseguinte, após as conclusões dos cursos, os alunos que fizeram a denuncia, foram impedidos de exercer plenamente a profissão, em face da negativa dos respectivos Conselhos de Classe em emitir certificados.
Além do indiciamento, diversas outras medidas cautelares foram postuladas ao judiciário, a fim de impedir o funcionamento da Instituição até o encerramento do processo.