Categorias: Brasil

Diretor da Uber afirma que regras de Doria são ‘complexas e burocráticas’

O diretor geral da Uber no Brasil, Guilherme Telles, classificou a nova legislação imposta pela gestão João Doria (PSDB) para aplicativos de transporte (como Uber, Cabify e 99) como “extremamente complexa e burocrática”.

“Quem olha a regulamentação em São Paulo percebe que foram mais de 17 portarias”, critica Telles durante evento realizado nesta terça-feira (30) na capital paulista.

As regras, que incluem a exigência de curso de formação, identificação visual do aplicativo no vidro do carro e normas de vestimenta, começaram a vigorar na segunda (29). A fiscalização da prefeitura, porém, foi pouco notada nesse primeiro dia.

O principal ponto questionado pelo executivo é a limitação da idade mínima dos veículos para cinco anos.”Essa restrição tira de circulação 55% dos motoristas parceiros da Uber”, afirma Telles.

O impacto dessa mudança, segundo o executivo, é que os motoristas que ficarem vão cobrir prioritariamente a região central da cidade.

“Na prática o passageiro terá que esperar mais e os veículos terão que rodar mais tempo sem passageiro”, afirma. A regulamentação como foi feita, segundo Telles, ficou ruim para a população, para as empresas e para o poder público”.

Telles, da Uber, compara as mudanças na legislação dos aplicativos de transporte em São Paulo com as que foram feitas para definir o Marco Civil da Internet, e entende que é preciso contar com a participação do governo, da sociedade e das empresas.

As novas regras foram anunciadas em julho de 2017, mas desde o início do ano, aplicativos e motoristas aumentaram a pressão contra a regulação, que julgam excessiva e burocrática.

Desde a semana passada, devido a liminares da Justiça concedidas aos aplicativos, as regras da prefeitura acabaram fragilizadas. A proibição a carros emplacados fora de São Paulo de pegarem passageiros dentro da capital paulista, por exemplo, está suspensa.

A Uber conseguiu ainda não ser obrigada a passar informações de seus motoristas à prefeitura enquanto a gestão pública não garanta o sigilo dessas informações. Por consequência, seus motoristas não precisam portar o Conduapp, que é o cadastro municipal obrigatório de motorista de aplicativo, uma outra nova regra que ainda não decolou.

O motorista que desobedecer as regras poderá ter até o carro apreendido por fiscais. Já aos aplicativos podem ser emitidas multas ou até mesmo o descadastramento do serviço junto à prefeitura. (Folhapress)

Leia mais:

  • Gestão Doria começa a fiscalizar aplicativos tipo Uber na segunda-feira
  • Bandidos assaltam motorista do Uber em Goiânia
  • Uber deve operar como empresa de táxi, decide corte europeia
Thais Dutra

Notícias Recentes

Vila Nova bate o Sport e interrompe sequência de cinco jogos sem vitória na Série B

O Vila Nova Futebol Clube entrou em campo nesta sexta-feira (16), diante do Sport Recife…

16/08/2024

Série B: Goiás sai na frente, mas cede empate para Ponte Preta nos minutos finais em Campinas-SP

Tudo igual para Ponte Preta e Goiás no confronto direto, nesta sexta-feira (16), entre as…

16/08/2024

Comprar o carro em Goiás e registrar no DF para ter isenção do IPVA é fraude, diz polícia

A Operação “Quíron”, da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) em parceria com a…

16/08/2024

Rogério Cruz inicia agenda de sábado (17) com inauguração de comitê central da campanha

O candidato à reeleição como prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), inicia a agenda política…

16/08/2024

Justiça Eleitoral, em parceria com a UFG, lança aplicativo para combater fake news nas eleições

A Justiça Eleitoral, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o…

16/08/2024

Leandro Vilela promete asfaltar todas as ruas habitadas de Aparecida

O candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, pela base governista, Leandro Vilela (MDB), garantiu,…

16/08/2024