Responsável pela elaboração da tabela e dos principais detalhes do regulamentos das competição no futebol em Goiás, o diretor técnico da Federação Goiana de Futebol, Roberto Sampaio saiu com uma boa avaliação do Conselho Técnico da Divisão de Acesso que foi realizado nesta terça-feira (26).
“Foi uma reunião tranqüila e sem problemas, tanto que o regulamento que é o ponto mais complicado de toda reunião, foi aprovado por unanimidade. Apenas a fase final, as decisões que não teve unanimidade, se seria em um ou dois jogos”.
Uma decisão com ida e volta foi aprovada pela maioria dos representantes dos clubes que estiveram presentes na reunião que aconteceu na sede da Federação Goiana de Futebol.
A única falta entre os dez que vão disputar a competição que terá início no dia 16 de julho, foi o Caldas Novas, que entrou em contato com a FGF e explicou o motivo ausência.
“Eles estão sem diretoria, mas em contato telefônico o então presidente Julio Fortes que está em Belo Horizonte se recuperando de problemas renais, deve renovar seu mandato nos próximos dias e afirmou que vai participar do campeonato e que já possui todas as certidões negativas necessárias para disputa”.
Fórmula de disputa
A fórmula de disputa que valerá também para 2017, em função da legislação vigente, tem o mesmo esqueleto dos dois anos anteriores, porém mais enxuta em sua reta decisiva, à qual foi aprovada por unanimidade dos presentes. Na 1ª Fase do Campeonato, as 10 equipes estão divididas em dois grupos de cinco times cada, formados de acordo com os ajustes em relação a regionalização empregada em 2014 e 2015, decorrente da alteração das quatro equipes novas. Assim, no Grupo A estão Grêmio Anápolis, este por sorteio, mais América, Caldas, Caldas Novas e Novo Horizonte enquanto o Grupo B é composto por Goiânia, este também por sorteio, mais Iporá, Aseev, Rio Verde e Santa Helena.
Os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, 8 jogos para cada time, quatro em casa e quatro fora de casa, classificando-se os dois primeiros colocados de cada grupo para a Fase Semifinal enquanto o 5º e último colocado de cada um dos dois grupos são rebaixados para a Terceira Divisão em 2017.
Na Fase Semifinal, em jogos de ida e volta, o 1º colocado do Grupo A enfrenta o 2º colocado do Grupo B enquanto o 1º colocado do Grupo B joga diante do 2º colocado do Grupo A, com os dois times líderes de seus grupos na 1ª Fase, tendo a vantagem da partida de volta em casa, e principalmente da igualdade de pontos e saldo de gols normal, para conquistarem a condição de finalista do Campeonato, e mais que isso, o acesso ao Goianão 2017.
Na Fase Final, também em ida e volta, os dois finalistas decidem o título de campeão da competição, com vantagem do jogo de volta em casa assim como da igualdade de pontos e saldo de gols normal para sagrar-se campeão, para a equipe com maior pontuação ao longo de todo o Campeonato.