A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) concluiu a reconstrução do dique de contenção na Vila Roriz, na tarde desta terça-feira (2). No último domingo (31), moradores da região sofreram com alagamentos das ruas e casas após fortes chuvas que caíram na capital. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o dique teria sido danificado por movimentações de terra depois de intervenções de uma empresa terceirizada.
O dique foi construído em 2021 pela Seinfra para impedir o transbordamento em casos de elevação do nível do rio, e apresentava resultados positivos na contenção de água durante as chuvas fortes. No entanto, moradores relataram às equipes da Prefeitura que uma empresa terceirizada que atua na área de saneamento básico fez movimentações de terra no local, danificando e rompendo a barreira.
Após a ocorrência de alagamento, equipes da Seinfra, Agência de Regulação e Defesa Civil se reuniram no local do incidente no início da tarde desta terça-feira (2), junto à Saneago, para estabelecer soluções. “Nos juntamos para resolver o problema que poderia se repetir a qualquer momento, devido às chuvas de alta intensidade que tem caído em Goiânia”, explica o presidente da AR, Hudson Novais.
O objetivo é restabelecer imediatamente as condições de segurança e bem-estar da população na localidade, diante das previsões de novos temporais na capital. Agora, a Agência de Regulação vai analisar quem é o responsável pelo rompimento do dique, a partir dos levantamentos feitos em vistorias ao local.