Está previsto para a tarde desta sexta-feira (4) um encontro da presidente da República, Dilma Rousseff com governadores. Em pauta o anúncio de um acordo para alongar a dívida dos estados. A reunião está marcada para as 15 horas.

Governadores também têm discordâncias em relação a pontos do projeto, como a criação de um fundo com recursos pagos por empresas que receberam incentivos fiscais e os limites para gastos com pessoal.

Publicidade

O governo pode fazer uma série de exigências para alongar por mais 20 anos as dívidas dos Estados com a União. Uma das medidas é limitar o crescimento dos gastos de custeio e pessoal a cerca de 80% do crescimento da receita. A “sobra” de recursos só poderia ser destinada para investimentos.

Publicidade

“Ela nos convidou para apresentar uma proposta de alongamento da dívida com os estados. Este assunto começou a ser discutido em dezembro do ano passado, após convite do governador Rollemberg que foi quem nos reuniu não apenas fóruns de algumas regiões, mas de todo o Brasil. De lá para cá outras reuniões aconteceram em janeiro e em fevereiro e como resultado desta iniciativa, o ministro da Fazenda anunciou o alongamento e hoje a presidente vai formalizar esta tentativa de acordo com os governadores”, afirmou o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).

Publicidade

Os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas que estão participando do Fórum dos Governadores Brasil Central confirmaram participação no encontro com a presidente.

Publicidade