O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira (13), na abertura do 1º Congresso do Movimento de Pequenos Agricultores, em São Paulo, que os atrasos do governo federal em repasses a bancos públicos se devem a recursos destinados a programas sociais.
“A Dilma fez as pedaladas para pagar o Bolsa Família, fez as pedaladas para pagar o Minha Casa, Minha Vida. Todo mundo sabe que o Minha Casa Minha Vida, até três salários mínimos tem um forte subsídio do governo”, afirmou.
No entanto, Lula ressaltou que não conhece o processo que avaliou as contas do governo federal e defendeu a presidente. “Estou vendo a Dilma ser atacada por conta de umas pedaladas. Não conheço o processo. O que posso dizer é que, talvez, a Dilma, em algum momento, tenha deixado de repassar orçamento para a Caixa e não sei para quem para pagar coisas que ela tinha que pagar no último momento”.
Para o ex-presidente, os grupos que atacam o governo federal têm como objetivo “retroceder os processos implementados por ele e Dilma”. “Uma das proezas que os raivosos estão querendo colocar em prática e acabar com as políticas sociais”, afirmou.
O TCU recomendou, na última quarta-feira (7), que as contas do governo federal referentes a 2014 fossem rejeitadas. Um dos motivos é o atraso no repasse de recursos para a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A análise chegou ao Congresso Nacional na última sexta-feira (9).
(Com informações da Agência Brasil)