Foi divulgada nesta sexta-feira (16), nova rodada da pesquisa eleitoral Ibope/ TV Anhanguera para prefeito de Goiânia. O candidato Iris Rezende (PMDB) manteve-se à frente na corrida eleitoral com 36 % das intenções de voto na estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor. Vanderlan Cardoso (PSB) tem 27%. A diferença entre os dois primeiros colocados é de 9 pontos percentuais. A nova rodada registrou forte queda na diferença entre os dois candidatos.
O resultado reforça, ainda mais, a certeza do segundo turno entre Iris e Vanderlan na disputa para prefeito de Goiânia.
Veja o gráfico
{source}
<<script id=”infogram_0_f258a962-e076-4b9f-8eb0-5654ef674e7b” title=”Copy: ” src=”//e.infogr.am/js/embed.js?A09″ type=”text/javascript”></script><div style=”padding:8px 0;font-family:Arial;font-size:13px;line-height:15px;text-align:center;border-top:1px solid #dadada;margin:0 30px”><a target=”_blank” href=”https://infogr.am/f258a962-e076-4b9f-8eb0-5654ef674e7b” style=”color:#989898;text-decoration:none;”>Copy: </a><br><a style=”color:#989898;text-decoration:none;” href=”http://charts.infogr.am/line-chart?utm_source=embed_bottom&utm_medium=seo&utm_campaign=line_chart” target=”_blank”>Create line charts</a></div>>
{/source}
Na rodada anterior publicada no dia 22 de agosto, Delegado Waldir (PR) era o segundo colocado, hoje ele ocupa a terceira posição com 13%, uma queda de 9 pontos percentuais. Adriana Accorsi (PT) também teve queda em relação ao levantamento anterior. De 8% ela passou para 6%. Francisco Júnior (PSD) manteve a mesma pontuação. Ele continua com 2% das intenções de voto. Flávio Sofiati (PSOL) tem 1% e Djalma Araújo (Rede) teve índice menor que 1%.
O levantamento é do tipo estimulado, ou seja, quando são apresentados os nomes dos prefeitáveis. 9% dos eleitores disseram que pretendem votar em Branco ou Nulo, 1% a menos do que na rodada de agosto. Não sabem ou não responderam 6% dos entrevistados, mesmo índice da pesquisa anterior.
Rejeição
A pesquisa IBOPE/ TV Anhanguera apontou que o candidato do PMDB, Iris Rezende, é o mais rejeitado com 24%. Adriana Accorsi (PT) e Djalma Araújo (Rede): 22%; Delegado Valdir (PR): 20% de rejeição. Flávio Sofiati (PSOL) é rejeitado por 19% dos consultados.
Já o candidato do PSD a prefeitura de Goiânia, Francisco Junior é rejeitado por 16% dos eleitores. Vanderlan Cardoso (PSB) é o menos rejeitado pelo goianiense, com 17% de rejeição. 6% dos eleitores afirmaram que poderia votar em todos os candidatos e não sabem ou não responderam 14%.
Simulação de 2º Turno
O Ibope fez simulações de 2 º turno entre os dois primeiros colocados da pesquisa: Iris e Vanderlan. Há empate técnico entre os dois. Se a disputa entre os candidatos fosse hoje, o peemedebista venceria apertado com 43%, contra 42% do pessebista.
Iris Rezende (PMDB)———————————————–43%
Vanderlan Cardoso (PSB)—————————————–42%
Brancos/Nulos——————————————————10%
Não sabe ou não responderam———————————6%
Se a disputa de 2º turno fosse entre Iris Rezende e Delegado Waldir, o ex-prefeito venceria. Iris tem 49%, contra 32% de Waldir.
Iris Rezende (PMDB)———————————————–49%
Delegado Waldir (PR)—————————————–32%
Brancos/Nulos——————————————————14%
Não sabe ou não responderam———————————5%
Avaliação do Prefeito
A pesquisa realizada também perguntou ao eleitor sobre a avaliação da administrado do prefeito Paulo Garcia (PT). O gestor continua mal avaliado pelo goianiense. Os números revelam que 5% dos entrevistados consideram a administração do atual prefeito com Ótima ou boa. 62% consideram como ruim ou péssima, 28% regular e 5 % dos pesquisados não sabem ou não responderam.
Metodologia
Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 10 e 16 de setembro de 2016. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo GO-00893/2016, com registro no dia 10 de setembro de 2016. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A responsabilidade técnica do levantamento é do Instituto Ibope e a divulgação foi realizada pela Televisão Anhanguera S/A.