Categorias: Economia

Dieese e governo acertaram bases para calcular medidas sobre seguro-desemprego

São Paulo – Técnicos designados pelas centrais sindicais e pelos Ministérios do Planejamento, Fazenda, Trabalho e Previdência acertaram, em reunião na semana passada, um ajuste na base de dados e nos critérios de cálculos de pelo menos dois itens: seguro-desemprego e abono salarial.

O objetivo é convergir para uma maior proximidade entre os cenários traçados pelas centrais e pelo governo e que permita algum acordo sobre as Medidas Provisórias 664 e 665, que tratam de alterações em alguns benefícios trabalhistas. Os sindicalistas querem a retirada das MPs e farão um protesto nesta quarta-feira, 28, em todo País para reforçar a demanda e pressionar o governo.

Por outro lado, o governo propôs, em reunião no último dia 19 com a presença de quatro ministros, a criação do grupo técnico para que as medidas possam explicadas para os sindicais. A primeira reunião do grupo aconteceu na semana passada e um segundo encontro deve ocorrer após a reunião já agendada entre a equipe da presidente Dilma Rousseff e sindicalistas no próximo dia 3.

Na reunião, que acontecerá no prédio da Presidência da República em São Paulo, assessores do governo e das centrais sindicais devem discutir o resultado da análise técnica das possíveis consequências da MP para os trabalhadores brasileiros. Segundo Clemente Ganz, um dos técnicos do Dieese designados para representar os trabalhadores, além de conseguir ter acesso a base de dados que foi utilizada pelo governo para formular as medidas do abono e do seguro-desemprego, foi solicitado também informações referentes à Previdência, que o governo prometeu fornecer.

“Vamos convergir nos dados para ter como realizar o debate político. Passaremos a usar os mesmos óculos”, disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado.

O técnico do Dieese reconheceu, por exemplo, que os dados usados pelas centrais em relação ao seguro-desemprego são “superestimados”. “Nós usamos os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) para calcular o universo que pode pedir o seguro-desemprego. O governo usa o Dataprev, que é a base efetivamente usada para concessão do benefício”, diz. “Agora vamos refazer os nossos cálculos dos impactos das medidas com esse novo universo”, completou.

(Estadão Conteúdo)

Marcley Matos

Notícias Recentes

Debate entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal tem troca de acusações e tapa em carteira de trabalho

Durante um debate promovido pelo Estadão, Faap e Terra nesta quarta-feira (14), os candidatos à…

14/08/2024

Concurso da Polícia Penal de Goiás tem prazo de inscrições prorrogado

As inscrições do concurso público da Polícia Penal de Goiás foram prorrogadas até o dia…

14/08/2024

Com apenas seis jogos e agora fora dos planos, meia é dispensado no Goiás

Foram apenas seis jogos do meia Ian Luccas com a camisa do Goiás Esporte Clube.…

14/08/2024

Zagueiro Adriano Martins ainda acredita em “volta por cima” do Atlético-GO na Série A

Com a derrota para o São Paulo no último domingo (11), o Atlético-GO atingiu a…

14/08/2024

OMS declara emergência internacional para surto de mpox na África devido ao risco de pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (14) que o surto de mpox…

14/08/2024

Primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Aparecida acontece dia 21 sem presença de Alcides

O primeiro debate entre candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia acontecerá na próxima quarta-feira…

14/08/2024