Publicidade
Saúde
| Em 2 anos atrás

Dia Mundial do Diabetes terá ações especiais para conscientização da doença, em Goiás

Compartilhar

O Brasil é o quinto país com mais diagnósticos de diabetes no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. No dia mundial do diabetes, instituito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), e comemorado nesta segunda-feira (14), o objetivo de conscientizar sobre a doença se torna mais forte. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizará nesta semana uma série de ações em referência a data.

Na quarta-feira (16), será realizado o Dia D, com foco na prevenção e na conscientização dos cuidados com o diabetes. Estão previstas atividades que incluem a distribuição de materiais educativos, realização de exames de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Publicidade

As ações acontecerão em diferentes unidades da SES-GO, em Goiânia, e em Policlínicas localizadas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos, simultanamente, das 9h às 14h. Já na sede da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), também na capital, as atividades vão das 8h às 11h.

Publicidade

Na quinta-feira (17), a Saúde vai promover uma live sobre o “Diabetes Tipo 2 – Atualização em Educação, Nutrição e Tratamento”, às 9h, com participação aberta por meio do link (aqui). As primeiras 150 pessoas que acessarem o link, poderão ter acesso ao curso, destinado especialmente para profissionais regionais de saúde goianos. Irão palestrar a médica endocrinologista Isabela Ghetti, a nutricionista Laísa Dalafini e a enfermeira Andréia Sardinha.

Publicidade

O diabetes

O diabetes é uma doença silenciosa considerada grave, que pode levar a morte e desenvolver outros problemas de saúde preocupantes, como o derrame, cardiopatia e insuficiência circulatória. Além disso, a doença pode causar cegueira, provocar infarto, problemas renais e levar ao quadro de amputação dos membros inferiores, se houverem complicações.

A problemática se torna ainda mais preocupante pelo fato de que aproximadamente metade das pessoas portadoras ignoram a existência da doença e o diagnóstico. Por esse motivo, para orientar nos cuidados e na prevenção e agravamento clínico, as organizações de saúde internacionais escolheram um dia dedicado para a discussão sobre o diabetes. Este ano, o tema definido foi “Dia Mundial do Diabetes – Educar para Proteger o Amanhã”.

Publicidade

Causas e sintomas

O diabetes é caracterizado pela elevação persistente de açúcar no sangue que pode ser pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina no organismo. Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos, de 20 a 79 anos, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

A doença foi categorizada em três tipos. O Tipo 1, referente à ausência total de insulina, é relacionado a fatores hereditários e manifesta-se normalmente antes dos 30 anos. Já o tipo 2, caracterizado pela deficiência de insulina, está relacionado a hábitos de vida, entre eles alimentação inadequada e sedentarismo, normalmente se manifesta após os 40 anos. Há ainda o diabetes gestacional, que se manifesta pelo aumento da glicemia no período de gravidez.

O diabetes tem como principais sinais e sintomas perda de peso, fadiga e desânimo, sede e fome excessivas e aumento da frequência urinária. Os principais fatores de risco para o surgimento da doença são, além do histórico familiar, obesidade, sedentarismo, estresse, níveis de colesterol alto, consumo de álcool e hipertensão arterial. Apesar de grave, o diabetes pode ser controlado por meio de tratamento multiprofissional.

Publicidade
Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.