A data foi instituída pela ONU com o objetivo de estimular os países membros a desenvolver e implementar iniciativas que fortaleçam o enfrentamento à corrupção.
Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção, para comemorar a data será realizado o Seminário Dia Internacional de Combate à Corrupção, na sede do Ministério Público Estadual.
O governador Marconi Perillo (PSDB) estará no evento e vai assinar um decreto constituindo grupo de trabalho para elaborar a regulamentação da Lei Estadual Anticorrupção
O seminário é uma promoção do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO), instância que reúne instituições que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos no Estado, incluindo o MP-GO. Além dele, integram o Focco o Ministério Público Federal em Goiás, a Controladoria-Geral da União no Estado (CGU), a Polícia Federal, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Advocacia-Geral da União, a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público de Contas e o Programa de Educação Fiscal do Estado.
Seráo apresentados também dois aplicativos digitais desenvolvidos em Goiás com o objetivo de facilitar a realização de denúncias de atos de corrupção. Um deles é o aplicativo Ouvidoria Digital do Estado de Goiás. O outro, elaborado pelo MP-GO, é o MP Social. O site da instituição dedicado ao combate à corrupção também será detalhado no evento.