A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e Educação e Cultura (Seduc), deu início na manhã desta quarta-feira (15), na Escola Municipal Francisco de Assis, ao Dia do Despertar Ambiental. A ação se estenderá, durante todo o dia, a todas as 59 escolas do município pelos agentes da SEMMA.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa, o objetivo é despertar nas crianças, a necessidade de cuidar da fauna e flora do município. “Mais que conscientização, essa ação é voltada para sensibilizar os aparecidenses a colocarem em prática a consciência de proteger o meio ambiente da nossa cidade”, explicou o secretário.
“É importante nós estarmos aqui para ensinar as nossas crianças sobre como cuidar do meio ambiente e estimular o interesse delas pelas questões ambientais que é uma responsabilidade não só do poder público, mas também de toda a população”, enfatizou o prefeito Gustavo Mendanha, que deu orientações em todas as salas da Escola Francisco de Assis.
A diretora da escola, Kátia Betânia, explica que os professores e os alunos já desenvolvem ao longo do ano, o trabalho de conservação do meio ambiente por meio de plantio de mudas para reflorestamento das áreas livres da escola. “Isso é feito não só hoje, mas durante todo o ano. Nós temos uma área verde em torno da escola onde levamos os alunos para conhecerem, onde foram plantadas 100 mudas que eles cuidam diariamente. Além disso, aulas sobre o assunto são ministradas frequentemente”, destacou a diretora.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas, cerca de 35 mil crianças do município receberão palestras educativas sobre o assunto ao longo do dia e ganharão mudas de árvores nativas do cerrado. “Se cada criança conseguir multiplicar em suas casas com seus familiares, inicialmente serão alcançadas 70 mil pessoas. Mas acreditamos que o potencial dessas crianças é muito maior”, disse Rodrigo Caldas.
Com a língua portuguesa bem pronunciada, o aluno do 3º ano, Deividson Bryaian Justino Rocha, de 9 anos, conta o que aprendeu com o Dia do Despertar Ambiental. “Eu aprendi muitas coisas como o tempo que as árvores levam para crescerem, que não podemos cortá-las e que não podemos jogar lixo no meio ambiente porque precisamos dele e também precisamos do oxigênio das árvores para viver”, explicou Deividson.
Segundo o secretário Ezízio, além das escolas outras esferas municipais receberão a ação. “A educação ambiental é importantíssima para conscientização e sensibilização das pessoas. Durante todo o ano, vamos promover ações deste tipo em igrejas, clínicas de recuperação e empresas do município porque o meio ambiente é a nossa casa“, informou o secretário que também pretende regulamentar o dia 15 de fevereiro como Dia do Despertar Ambiental para ser comemorado anualmente.
Leia mais: