Publicidade
Cidades
| Em 7 meses atrás

Dia da Cozinheira: ⁠Profissão tem ganhado espaço e combina técnica, criatividade e paixão

Compartilhar

Nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia da Cozinheira, profissão que atua na busca pela combinação de habilidades técnicas, criatividade e paixão para criar pratos. Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), a profissão ganha espaço no mercado de trabalho.

Em Goiás, uma das oportunidades de trabalho para a categoria vem do 18º Festival Italiano de Nova Veneza. O festival está contratando auxiliares de cozinha para trabalhar na Cantina da Nonna nos quatro dias de evento que ocorre do dia 6 a 9 de junho. Os auxiliares contratados serão recebidos por Vânia Maria Alves, uma chef que superou a depressão ao imergir no universo da culinária.

Publicidade

Sua história com a culinária começou após duas gestações mal sucedidas. Vivendo uma fase depressiva, não tinha vontade de fazer nada e uma das poucas atividades para a qual ela teve disposição foi testar uma receita sugerida pela apresentadora de um programa de televisão.

Publicidade

Ela fez o prato para familiares, recebeu elogios, o que foi um incentivo para continuar. Vânia conta que ver que ela era capaz de gerar saciedade, prazer e alegria à mesa lhe trouxe alegria. “A partir daí fui reproduzindo outras receitas, sempre com muito carinho. Entendi que o meu propósito era esse. Parei de sofrer e, graças a Deus, hoje trabalho muito feliz. A gastronomia é a minha vida hoje”, afirmou.

Publicidade

“Nunca imaginei chegar onde estou hoje. É algo feito muito mais pelo amor do que pelo financeiro. Participei de dois anos como voluntária e nesse período fui me aperfeiçoando e realizando cursos. Quando vi, já estava colocando no festival as minhas ideias que se comprovaram por meio dos resultados. Encarei o desafio e hoje já estou há 18 anos aqui”.

Oportunidades

Quem tiver interesse, basta procurar a organização na sala da Secretaria de Turismo de Nova Veneza, em frente ao centro gastronômico, na Praça Matriz da cidade. A organizadora do evento, Maria do Carmo Basílio, explica que os pré-requisitos para a contratação são ter experiência em cozinha e saber cozinhar com grandes quantidades devido ao alto fluxo na produção.

Publicidade

Vale lembrar que, além dos trabalhos nos dias de evento, o trabalho inicia já no mês de maio no auxílio no pré-preparo dos alimentos, especialmente das carnes. “Os molhos e o cozimento das massas são feitos durante o festival, mas as carnes já são temperadas e separadas por porções”, explica Basílio.

Publicidade
Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019