Categorias: Economia

Dez aeroportos do país continuam sem combustível

Às 8h desta terça-feira (29), 10 dos 54 aeroportos administrados pela Infraero apresentavam falta de combustível: São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Paulo Afonso (BA), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e Imperatriz (MA).

Nesses aeroportos, os aviões só podem pousar se tiverem combustível suficiente para decolar novamente e seguir a viagem.

Mais de 70 voos foram cancelados no país na manhã desta terça-feira em aeroportos operados pela Infraero e pela iniciativa privada.

As companhias aéreas recomendam que o passageiro que tem voo marcado para os próximos dias verifique o status do voo nos sites das empresas. Taxas de remarcação e cancelamento não estão sendo cobradas por Avianca, Azul, Gol e Latam.

Até as 12h, de 573 voos programados -domésticos e internacionais- 48 haviam sido cancelados (8,38%), segundo a Infraero. O índice é maior do que o apresentado na manhã de segunda-feira (28).

O aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, teve 15 voos cancelados na manhã desta terça-feira. O suprimento de combustível no terminal segue restrito, segundo a concessionária BH Airport.

No aeroporto de Brasília, o mais afetado pelo desabastecimento na semana passada, houve sete atrasos e quatro cancelamentos. Segundo a concessionária Inframerica, o aeroporto recebeu ao todo 35 caminhões de combustível na segunda-feira, elevando o estoque de querosene de aviação no terminal para 60%.

A GRU Airport, que administra o aeroporto de Cumbica, o maior do país, informou que quatro voos haviam sido cancelados na manhã desta terça.

As oito carretas de combustível que chegaram na noite de segunda-feira ao aeroporto de Fortaleza devem garantir o abastecimento até o final da noite desta quarta-feira (30), informou a concessionária Fraport. O aeroporto, porém, segue operando em seus níveis de reserva.

O aeroporto de Salvador segue com operação normal nesta terça. A concessionária Vinci Airports informou que um novo carregamento de querosene chegou ao aeroporto nesta segunda com escolta do Exército. Dos 720 pousos e decolagens desde a última sexta (25) na capital baiana, 160 foram alternados de outros aeroportos para apoio de abastecimento.

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) estimou um prejuízo diário de R$ 50 milhões desde o início da paralisação dos caminhoneiros, na segunda-feira passada (21).

A entidade, que reúne as quatro principais companhias aéreas do país, afirmou na noite desta segunda que os voos devem continuar a ser cancelados sem previsão de normalização.

Os aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (SP), e do Galeão, no Rio, atravessaram a crise até aqui relativamente ilesos por serem abastecidos por dutos da Petrobras.

Mas a greve de 72 horas convocada pelos petroleiros para esta quarta-feira (30) pode afetar o abastecimento também desses aeroportos. (Folhapress)

Leia mais:

  • PRF faz escolta de caminhão para busca de combustível para o Aeroporto de Goiânia
  • Aeroporto de Goiânia não tem combustível para operar, informa Infraero
Marcley Matos

Notícias Recentes

Fábrica pega fogo no Bairro Santo Antônio, em Goiânia

Uma fábrica, situada na Rua 22, no Setor Santo Antônio, próximo à garagem do Rápido…

17/08/2024

Eventos em bairros da capital marcam o início da campanha para a Prefeitura de Goiânia

Os candidatos à Prefeitura de Goiânia deram início, nesta sexta (16) e sábado (17), à…

17/08/2024

Sandro Mabel comemora crescimento em pesquisa divulgada nesta sexta (16)

O candidato à Prefeitura de Goiânia, pela base governista, Sandro Mabel (UB), enalteceu a ampliação…

17/08/2024

Torres e Vasques são indiciados por uso ilegal da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta sexta-feira (16), o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e…

17/08/2024

Inmet alerta para aumento de temperatura nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na sexta-feira (16), alerta sobre uma onda de…

17/08/2024

Matheus Ribeiro faz adesivaço na Praça Tamandaré, em primeiro dia de campanha

O primeiro dia oficial de campanha eleitoral de Matheus Ribeiro (PSDB) foi marcado, no fim…

17/08/2024