Quem adquirir veículo zero-quilômetro em Goiânia terá o veículo emplacado dentro da concessionária em até 24 horas. Caso a compra seja finalizada até às 10h da manhã, o serviço será realizado no mesmo dia. A medida, que começou a vigorar em novembro, é resultado da rodada de reuniões que o Detran-GO vem realizando com parceiros e permissionários com o objetivo de simplificar os procedimentos de veículos e habilitação, visando facilitar o acesso do cidadão aos serviços e melhorar a qualidade do atendimento prestado.
Os parceiros apresentaram 78 sugestões. Dessas, 47 foram adotadas, 16 estão em andamento e 15 não poderão ser implantadas por estarem em desconformidade com a legislação. As mudanças serão comunicadas aos representantes das categorias em nova rodada de encontros técnicos que se iniciará nesta quarta-feira, quando representantes do Detran-GO se reunirão com o Sindicato dos Despachantes (15h) e Associação dos Centros de Formação de Condutores (16h30). As reuniões serão encabeçadas pelo chefe de gabinete, Antônio Augusto Azeredo Coutinho Filho.
Segundo o presidentes do Detran-GO, Manoel Xavier a meta é desburocratizar e tornar os serviços mais ágeis, elevando a qualidade do atendimento ao público. A iniciativa integra um pacote estratégico de medidas de democratização que vem sendo implantado pela autarquia e vai propiciar economia de tempo e dinheiro ao usuário, como a dispensa de sinal público para documentos com firma reconhecida no interior, desde que o cartório que fez o reconhecimento tenha tecnologia para possibilitar a verificação pela internet.
Dentre as mudanças algumas vão contribuir para reduzir em até sete dias o tempo de resoluções de críticas em processos de CNH e veículos, especialmente no interior do Estado. “Com o treinamento para servidores e disponibilização de senhas para a realização de serviços complexos também nas Ciretrans, os usuários terão a maioria das pendências resolvidas na cidade em que moram”, explica o presidente.
Mais de quatro mil permissionários, entre CFCs, despachantes, empresas de placas, médicos e psicólogos, estão envolvidos na prestação de serviços do Detran. “Precisamos de sintonia para que possamos atender à demanda da sociedade. Assim, estamos estabelecendo uma rotina de diálogos constantes com os parceiros”, explica Manoel Xavier.
Ação | Resultado esperado |
Biometria em todas as etapas do processo de habilitação. | Redução de fraudes e melhor qualificação dos condutores, contribuindo para redução de acidentes de trânsito. |
Vistoria/Fiscalização contínua na infraestrutura e veículos dos CFCs. | Melhoria na qualidade dos serviços prestados. |
Capacitação contínua dos psicólogos e médicos credenciados. Os últimos deverão ter título de especialista em medicina do tráfego. | Melhor atendimento ao usuário e maior segurança no trânsito. |
Disponibilização de coleta biométrica especial nas Ciretrans e nos Vapt Vupts. | Permitir ao usuário resolver problemas em sua própria região. |
Implantar cronograma permanente de curso de atualização para instrutores e examinadores. | Melhoria na formação do condutor e elevação dos índices de aprovação de candidatos. |
Implantar espaço empresarial para atender credenciados. | Agilidade nos atendimento de credenciados e maior fluidez nos serviços destinados à pessoa física. |
Mapeamento dos processos de obtenção da CNH. | Resolver gargalos que possam impedir a agilidade nos processos. |
Disponibilização de pessoal com senha para liberação de veículos apreendidos em todos os pátios geridos pelo Detran-GO. | Acelerar a liberação dos veículos gerando economia de tempo e dinheiro para o usuário. |
Capacitação e disponibilização de senhas para que servidores de Ciretrans possam resolver problemas complexos sem precisar de recorrer à sede. | Redução em até sete dias no tempo de espera de soluções de críticas de alta complexidade no interior do estado. |