Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Detran projeta oferta de 35 serviços pela internet até o final do ano

Compartilhar

Publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás vai disponibilizar, até o fim deste ano, 35 novos serviços pela internet com objetivo de dar praticidade no atendimento ao cidadãos. As novidades são parte do projeto de gestão que vem sendo implementado desde o ano passado e integram as comemorações dos 37 anos da autarquia.

Publicidade

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Detran-GO, Gustavo Vieira Tomás, atualmente já funcionam vários serviços disponíveis pela web, como a consulta de pontuação, dívida e multas; solicitação de segunda via de CNH; solicitação de CNH provisória; acompanhamento processual e acompanhamento de veículos; solicitação de reteste (de prova de legislação e prática); agendamento de exame teórico; pré-cadastro para primeira habilitação; estatísticas emissão de boletos; e agendamento de atendimento no Padrão Vapt Vupt do Detran

Publicidade

Outra novidade já em funcionamento é o Boletim Eletrônico Detran-GO, que permite à população diálogo direto com a autarquia. Através desta rede social, o usuário tem acesso a informações sobre pontuação, multas, assim como emissão de boletos.

Segundo Gustavo Tomás serão disponibilizados serviços como: a solicitação do cartão do idoso e PNE online; abertura de processo de recurso de multa 100% digital; alteração de endereço; inclusão de comunicado de venda; Solicitação de comunicado de venda; Solicitação de retirada de veículo do pátio de apreensão; Transferência de pontuação; Recursos para notificações; Cartão para portador de necessidades especiais, dentre outros.

Publicidade

“Estamos fazendo uso da inovação tecnológica com o objetivo de buscar a eficiência nos serviços prestados pelo órgão. Estaremos disponibilizando alguns serviços, em torno de 35 serviços, na plataforma eletrônica, seja via site, seja dispositivo móvel. Na segunda quinzena de agosto já estarão disponíveis na Apple Store e Google Play o aplicativo do Detran, chamado Detran Go On. Nesta primeira versão já teremos serviços de atualização de endereço de condutor e proprietário de veículos, a solicitação do Cartão do Idoso, toda a parte financeira relacionada a veículos e CNH”, destacou o gerente.

Como acessar?

O acesso por meio eletrônico será por meio de um aplicativo. O cidadão terá de fazer um cadastro. Gustavo Tomás O primeiro login poderá ser feito pelas redes sociais, com a conta de Facebook ou Google Play, ou através da confirmação de alguns dados que são pertinentes a documentos emitidos pelo órgão, como CNH. Serão solicitados alguns dados de confirmação e a partir desse momento você terá uma conta dentro da instituição. Essa conta vai permitir identificar que a pessoa que manipula o aplicativo é quem ela diz ser e, com isso, a gente ter a segurança do tráfego de informações. Não pagará taxa para usar. Basta ter um aplicativo móvel, acesso à internet e baixar o aplicativo, que estará disponível para iOS e Android.

Os mesmos serviços estarão disponíveis também no site do Detran – www.detran.go.gov.br. No canto superior direito da página terá a informação para login no acesso restrito. No primeiro acesso será solicitada a abertura de uma conta e no segundo momento, terá os mesmos serviços na plataforma web. Ou seja, usando um computador, o cidadão conseguirá também imputar dados e fazer referências aos serviços ofertados pelo órgão.

“Nosso objetivo primordial é a eficiência e a entrega dos serviços online. A consequência disso será a redução das filas nos atendimentos presenciais, tendo em vista que ofertaremos serviços que hoje são feitos exclusivamente na modalidade de atendimento preferencial. Estima-se que pelo menos 40% ou 50% dos serviços feitos hoje de forma presencial estejam disponíveis na plataforma eletrônica”, destacou o gerente.

Veículos

Gustavo Tomás explicou que atualmente no site do Detran existe um link chamado “Consulte seu veículo”. O gerente explicou que por meio dele, é possível ver o histórico do veículo, as restrições judiciais e administrativas, os alertas de clonagem e roubo e furto.

“Precisa do número da placa e do Renavam para fazer a consulta do histórico do veículo. De posse dessas informações você tem todo o histórico relacionado ao financeiro desse veículo, às transferências de propriedade, as restrições caso exista na esfera judicial ou administrativa, e parte de informações sobre roubo e furto”, declarou.

Leia mais

Detran alerta para pagamentos de falsos boletos emitidos em sites “fake”

Publicidade