O presidente do Detran Goiás, Marcos Roberto Silva, acredita que as aulas teóricas e práticas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possam retornar já na próxima segunda-feira (18). Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, ele explicou que já há deliberação nacional para aplicar a carga horária teórica em ensino a distância (EaD) e, por conseguinte, a volta do aprendizado prático.
No caso do curso prático, a principal preocupação é com protocolos de segurança para evitar contágio pelo novo coronavírus.
“A aula teórica já está regularizada. Só falta a adequação. A aula prática a mesma coisa, só falta adequação. Estamos tendo cuidados para cumprir protocolos. Estamos num período de pandemia e elaboramos portarias para criar protocolos. Estamos trabalhando de forma bem incisiva para que não se alegue algum descuido quanto à questão de contaminação. Acredito que, a partir do momento que a as aulas teóricas reiniciarem, as práticas também podem. (Acredito que em) cerca de sete dias”, disse.
Segundo Marcos Roberto, as aulas teóricas via EaD já estão bem alinhadas, com o credenciamento de empresas que ofereçam essa plataforma e recursos de segurança biométrica. Para ele, não haverá estranhamento, nem de professores, tampouco de candidatos a motorista com a implementação da modalidade.
“Não é uma coisa incomum. Todas as pessoas que estão tendo contato com educação, têm conhecimento do ensino a distância. O que estamos fazendo é criar possibilidades de essas pessoas poderem continuar com o processo de habilitação, que foi prorrogado por seis meses, mas algumas pessoas têm necessidade, seja para transitar ou por questões profissionais. Estamos trabalhando para que isso ocorra o mais rápido possível”, pontuou.