Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Detran leva Balada Responsável ao Caldas Country

Compartilhar

Para prevenir conflitos e acidentes e garantir um trânsito mais seguro para moradores e turistas, o Detran-GO, em parceria com a Polícia Militar, leva o programa Balada Responsável para Caldas Novas nesse feriado prolongado, de 12 a 15 de novembro. O município deve receber mais de 100 mil turistas, neste período, devido ao Caldas Country, que acontece de 12 a 13 de novembro. O objetivo da ação é sensibilizar a população para a necessidade do respeito às leis de trânsito e à vida e fiscalizar o cumprimento da legislação, especialmente, no que se refere à Lei Seca.

Publicidade

A atuação do Detran-GO em Caldas Novas se dará em duas frentes. A primeira consiste em visitas a locais de aglomeração de pessoas para abordagens pedagógicas, buscando estimular uma reflexão sobre os perigos de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. A segunda é feita por meio de blitzes, onde, além do cumprimento da Lei Seca, é realizado todo o procedimento de rotina adotado pela Polícia Militar.

Publicidade

O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, esclarece que o objetivo da ação é a prevenção de acidentes e de conflitos diversos no trânsito. “O nosso foco é levar educação para o trânsito. Queremos sensibilizar o condutor para que ele veja a rua como um espaço de compartilhamento, de respeito e de exercício da cidadania”, explica. Ele afirma ainda que a fiscalização é utilizada como um recurso complementar.

Publicidade

“A ingestão de álcool compromete os reflexos e reduz o tempo de resposta do organismo. Assim, o condutor que dirige embriagado coloca em risco sua vida e a dos outros”, adverte Manoel Xavier. Estudos revelam que a bebida alcoólica diminui as funções visuais e a aptidão para fazer duas coisas ao mesmo tempo; reduz a concentração e a capacidade de processar informações, como a de ver e entender placas ou sinalizações, por exemplo.

O condutor flagrado dirigindo sob o efeito de álcool receberá multa no valor de R$ 2.934,70 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá a um processo, que pode resultar na suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O veículo também fica retido até a apresentação de um outro motorista, devidamente, habilitado. Se o bafômetro constatar valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.

Publicidade
Publicidade