Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Detran-GO intensifica ações educativas para férias com segurança nas estradas

Compartilhar

A manutenção preventiva dos veículos pode ajudar prevenir cerca de 30% dos acidentes de trânsito. Para alertar sobre esses e outros assuntos, o Detran-GO está realizando a campanha Férias com Segurança. Além de ações de sensibilização por meio da mídia e redes sociais, estão sendo intensificadas ações educativas com foco da importância do uso do cinto de segurança, na Lei do Farol, transporte seguro de crianças e no combate à combinação de álcool e direção. Só no último final de semana, em Goiânia, 1.770 condutores foram abordados.

Durante este mês, as ações estão sendo intensificadas em Goiânia e nos principais destinos turísticos do Estado. “O foco principal é difundir a mensagem de que a construção de um trânsito mais seguro começa antes de o condutor pegar a estrada. Ou seja, com a manutenção preventiva de itens de segurança como freios, lanternas, faróis e pneus”, pontua o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Publicidade

As blitzes da Balada Responsável Educativa, realizadas em parceria com o Batalhão Rodoviário da Polícia Militar nas Gos 070 (saída para Inhumas) e 080 (saída para Nerópolis) no último final de semana, também lembraram os condutores do uso do farol aceso nas rodovias. Apesar da Lei 13.290 ser de 2016, muitos condutores ainda não têm o hábito de acender a luz baixa durante o dia. Além de ser obrigatório, o uso do farol aceso contribui para diminuição dos acidentes, especialmente os relacionados a colisões frontais e atropelamentos. Deixar de cumprir a Lei do Farol é infração média, gera multa e prenotação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Publicidade

No final de semana, as equipes da Balada Responsável Educativa também participaram de eventos de grande aglomeração de condutores como o Superbike, competição de motovelocidade promovida pela Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG). Lá, além das abordagens educativas, foram distribuídos materiais confeccionados especialmente para quem prefere pegar a estrada sob duas rodas.

Publicidade