O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou nesta semana a implantação de 600 novas placas de sinalização no interior do Estado. Ipameri, localizada no Sudeste goiano, foi a primeira de cinco cidades que serão contempladas neste mês pelo programa Goiás Sinalizado: Itapirapuã, Luziânia, Mossâmedes, Santa Rita do Araguaia e Santa Helena.
De acordo com o presidente do Detran-GO, garantir a segurança no trânsito é o principal objetivo do Goiás Sinalizado. Por isso, a autarquia tem priorizado a expansão do programa que, segundo Manoel Xavier, é o principal reforço da segurança viária nos municípios goianos.
“É importante destacar a sensibilidade do governador Marconi Perillo em meio à crise enfrentada pelas prefeituras. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a sinalização é competência dos municípios, mas o Detran e o governo estadual têm se esforçado para auxiliar os prefeitos com a elaboração de projeto de engenharia de tráfego e a implantação de sinalização de trânsito, por meio do Goiás Sinalizado”, pontua Manoel Xavier.
O Goiás Sinalizado consiste em elaborar projetos de engenharia de tráfego para realizar implantação de sinalização vertical e horizontal garantindo maior segurança e fluidez aos usuários do sistema viário e, consequentemente, resultando na redução de risco potencial de acidentes.O foco central é a redução dos pontos de conflitos; adequação à velocidade da via; e o aumento da visibilidade e fluidez nos cruzamentos.
No ano passado, 75 cidades foram atendidas com 90.330 metros quadrados de sinalização horizontal e 327 tachões, 180 tachinhas, 342 postes e 42 placas. Além de locais de grande fluxo, as equipes do Goiás Sinalizado priorizam as imediações de escolas, visando oferecer melhores condições de travessia e maior segurança a pais e alunos.
O gerente de Engenharia de Tráfego, Renato Mundim, explica que o programa Goiás sinalizado é de caráter preventivo e continuado. “A sinalização vertical evita acidentes, pois fornece informações que permitem aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via”, afiança.
“O que prova a eficiência são depoimentos dos municípios que, após a implantação, atestam quenão houve mais acidentes e que melhorou a segurança viária nos locais atendidos.Para garantir a segurança no trânsito é necessário que existam ações de engenharia de tráfego, de educação, de fiscalização e mudança de comportamento pelos usuários do sistema viário”, explica Renato Mundim.
Desde sua criação, em 2012, o programa Goiás Sinalizado já atendeu cerca de 200 municípios. Foram instaladas cerca de 15 mil placas e implantados mais de 200 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Para receber o Goiás Sinalizado, o único pré-requisito é que o asfalto da área a ser contemplada esteja em boas condições.