A mudança permite que o candidato se submeta à prova de LT com maior comodidade e flexibilidade de horário. Na prova eletrônica, que já funciona em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Anápolis, o resultado é informado no momento do término do teste. Caso tenha sido aprovado, o aluno recebe, em 24 horas, a autorização para começar a próxima etapa do processo, ou seja, poderá iniciar as aulas práticas de direção. Nos locais onde a prova ainda é escrita, o candidato espera, em média, cinco dias para receber essa autorização.
De acordo com Manoel Xavier, a agilidade e a transparência são os grandes diferenciais da prova eletrônica. “A pessoa fica sabendo na hora, o resultado. Sai da sala de prova sabendo o que errou e o que acertou. Além da segurança, pois conta com o controle biométrico”.
A prova é aplicada em computadores. Para iniciá-la, é necessário o reconhecimento digital do aluno. Os candidatos têm 60 minutos para concluir o teste e o resultado será divulgado imediatamente, na tela do computador após o término. São aplicadas 30 questões sorteadas automaticamente do banco dados do órgão, que disponibiliza de 900 questões. É exigido 70% de acertos para a aprovação.