2016 foi um ano de importantes mudanças implementadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) visando o atendimento ao usuário. A constatação é do presidente Manoel Xavier Ferreira Filho, que desde janeiro vem desenvolvendo uma gestão ousada com um foco: direcionar os investimentos para o aperfeiçoamento dos sistemas de prestação de serviços do órgão e atendimento ao cidadão.
Desde que assumiu o comando da autarquia, Manoel Xavier cumpre à risca o projeto de modernização e descentralização do órgão visando facilitar a vida do cidadão, que hoje pode realizar os mais diversos serviços sem precisar ir à sede, no bairro Cidade Jardim, em Goiânia. Para isso, vem desenvolvendo ferramentas que possibilitem a prestação de serviços pela internet.
“Os alicerces já foram construídos. Promovemos mudanças estruturais e devolvemos para o cidadão, na forma de serviço de qualidade, toda contribuição que ele dá ao Estado. Temos buscado parcerias que nos ajudem a instituir padrões de qualidade ao serviço público. Nosso trabalho foi focado em tratar nossos usuários como clientes e sua satisfação é nosso eixo norteador”, afirma Manoel Xavier.
Tendo como foco principal o usuário, a melhoria dos serviços e do atendimento prestados, as mudanças implantadas neste ano no Detran resultaram em dados signitivos. Somente na unidade Padrão Vapt Vupt do Detran, entre janeiro e novembro deste ano foram realizados 354.663 atendimentos, que geraram índice de satisfação de 99,71% no período.
O número de atendimentos no serviço Expresso também foi alto: chegou a 21.304. No local, o tempo médio de atendimento no serviço expresso é rápido: de 5 mim e 50 segundos. Por lá podem ser feitos: a alteração de endereço de CNH e Veículos; solicitação de segunda via de CNH; PID; comunicado de venda; certidão de prontuário; agendamento de vistoria; taxa de placa; reemissão de taxas; cópia de auto de infração e notificação de competência do Detran; emissão e consultas de multas; e licenciamento.
Outra novidade adotada neste ano foi a realização perene de rodadas de reuniões frequentes com todos os permissionários com objetivo de buscar melhorias nos serviços. “Temos buscado parcerias que nos ajudem a instituir padrões de qualidade ao serviço público. Temos que tratar nossos usuários como clientes e sua satisfação deve ser nosso eixo norteador”, pontua Manoel Xavier.
A descentralização do atendimento foi iniciada no início deste ano. Serviços de veículos (inclusão, emplacamento, transferência) recursos de multas de competência do Detran, transferência de pontuação que antes eram feitos apenas na sede do Detran ou nas Ciretrans (interior) passaram a ser ofertados também nas 62 unidades Vapt Vupts.
O atendimento que era feito em alguns setores (pontuação, multas) foram disponibilizados nos Vapt Vupts. O Padrão Vapt Vupt (o Vapt do Detran) teve o atendimento segmentado em três áreas: expresso (atendimentos rápidos), empresarial (despachantes, empresas de placas, CFCs, médicos, psicólogos, concessionárias, ferros-velhos, frotistas e outros) e cidadão (pessoas físicas de modo geral).
Com essas mudanças, ganharam os empresários, que passaram a contar com atendimento especializado; e o cidadão, que não tem que disputar atendimento com os empresários que fazem diversos serviços de uma vez e os que têm serviços rápidos, que contam com atendimento exclusivo.
As mudanças no sistema possibilitaram o ingresso definitivo na era digital. Hoje, o Detran-GO já conta mais de 30 serviços online (consultas, impressão de boletos, acompanhamento de processos, acompanhamento de veículos, abertura de processos de primeira habilitação, solicitação de segunda via de CNH e outros). A meta é disponibilizar todos os serviços, que a legislação não estipula que tenham se ser feitos presencialmente, pela internet.
“Os alicerces já foram construídos. Chegou a hora de promover as mudanças estruturais e devolver para o cidadão na forma de serviço de qualidade toda a contribuição que ele dá ao Estado”, avalia o presidente do Detran-GO.