O senador da República, Luiz Carlos do Carmo, do MDB, está irredutível com relação ao projeto de lei que apresentou e já está aprovado no Senado Federal que altera o nome do Aeroporto Santa Genoveva para Aeroporto Iris Rezende Machado. A homenagem, se depender dele, será mantida, mas o próprio ressalta. “Agora está sob a responsabilidade da Câmara”, disse ao Diário de Goiás, nesta terça-feira (07/12).
Sem receber nenhum documento que confirme a tese adotada pela família que comprove que Dr. Altamiro Pacheco Moura fez a doação do terreno para a Prefeitura de Goiânia construir o Aeroporto da capital sob a condição de dar o nome à mãe: Genoveva, Luiz do Carmo deixa nas mãos de parlamentares decidirem o futuro do seu projeto.
“Entendo que democracia é isso, cada um tem o direito de defender o que entender melhor e por isso respeito toda e qualquer manifestação. Até o presente momento não recebi nenhum documento que confirme a tese defendida, mesmo que um recorte de jornal, trecho de um livro escrito naquela época, um documentário da época, nada”, pondera.
A manifestação ao Diário de Goiás se deu após o arcebispo Dom Washington Cruz divulgar um vídeo nesta terça-feira (07/12) clamando para que tanto o governador Ronaldo Caiado (DEM) como os deputados federais interviessem.
“Todos sabemos que o doutor Altamiro Moura Pacheco só faria a doação para construção do aeroporto se ele se chamasse Santa Genoveva para homenagear sua homônima mãe, além é claro de nos trazer a memória a cidade exuberante e charmosa onde o pai da aviação Alberto Santos Dumont inaugurou o primeiro voo do planeta”, introduziu o vídeo destacando a biografia de Santa Genoveva, a primeira.
Na sequência, Cruz conclama que o nome não seja mudado. “Para preservar a nossa cultura, espero que ninguém tire o belíssimo e histórico nome Santa Genoveva, sem o qual o nosso aeroporto não seria construído naquele lugar”, pontua.
Ele destaca ainda que a mãe de Iris também era indiretamente homenageada – chamava-se Genoveva Rezende Machado. “É louvável que façamos uma prece para a mãe do doutor Altamiro de Moura Pacheco, e para outra Genoveva, cujo filho, é uma das figuras mais queridas da nossa cidade e do nosso estado, o prefeito Iris Rezende”, rememorou. “Por esses motivos, peço ao senhor governador Ronaldo Caiado, aos senadores e deputados federais, que lutem para que o nome Aeroporto Internacional Santa Genoveva permaneça inalterado”, conclamou.
Grupo de advogados católicos une forças à família de Altamiro Pereira Pacheco
A polêmica em torno da mudança do nome do Aeroporto de Goiânia de Santa Genoveva para Iris Rezende Machado não é nenhuma novidade e a divulgação do vídeo do Arcebispo é apenas um dos capítulos desdobrados desde que o senador Luiz do Carmo apresentou o projeto.
No final do mês passado, a publicação de uma carta da União dos Juristas Católicos de Goiânia (UJCG) que fazia coro à família do Dr. Altamiro Moura Pacheco também deu novo tom à briga quase santa.
Em uma publicação contundente que enaltece a memória de Iris Rezende e reconhece sua grandeza para a população goiana, a associação questiona os tempos gastos pelos vereadores na tramitação de projetos que rendem homenagens ao ex-prefeito e ex-governador de Goiás.
“Com tantos projetos importantes para serem discutidos na Câmara dos Vereadores de Goiânia – a exemplo do novo Plano Diretor, que foi gestado no governo Iris Rezende – a pauta é paralisada para renomear com o nome do ex-prefeito ruas e praças já tradicionais da Capital Goiana”, pontua. Os juristas ainda questionam a mudança do nome do Aeroporto de Goiânia em tramitação recorde no Congresso Nacional. “Qual o benefício público terá o povo com a mudança do nome do aeroporto Santa Genoveva para aeroporto Iris Rezende? Por acaso com a mudança também virão investimentos do Governo Federal?”, indaga.