O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) permanece com a sedação leve e em nível de oxigenação satisfatório. Ele segue traqueostomizado e o quadro hemodinâmico estável, de acordo com o novo boletim divulgado nesta sexta-feira (18/12).
Desde terça-feira (15/12) o quadro de Vilela, tem se estabilizado na sedação leve, de acordo com o boletim assinado pelos médicos Marcelo Rabahi, Miguel Cendoroglo e Carmen Barbas. A expectativa é de que na semana que vem, Maguito possa acordar totalmente do efeito sedativo.
Em entrevista ao Jornal O Popular, Daniel Vilela, filho do prefeito eleito, deu mais informações acerca do estado de saúde do pai. “[Maguito] está num processo de redução, é o que eles chamam de ‘desmame da ventilação’ até que ele encontre condição suficiente para uma respiração espontânea”, explicou.
Maguito Vilela testou positivo para a covid-19 no dia 20 de outubro. No dia 27 de outubro, ele foi transferido para o Einstein, em São Paulo, após o quadro de comprometimento dos pulmões se agravar. Ele foi intubado pela primeira vez em 30 de outubro e extubado no dia 8 de novembro.
Porém, no dia 15 de novembro, voltou a precisar da ventilação mecânica. Maguito também utilizou um ECMO, espécie de pulmão artificial que auxilia na oxigenação.
Na última sexta-feira (11), o prefeito eleito de Goiânia passou por uma cirurgia para controlar um sangramento nos pulmões.