O descarte incorreto de objetos perfurocortantes como seringas, pedaços de vidros e lâmpadas que são colocados junto com o lixo doméstico causaram, só neste ano, 180 acidentes, de acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Aproximadamente, 30% das ocorrências foram ocasionadas por seringas e o restante por caco de vidro, faca, espeto, lâminas em geral.
Segundo a Comurg, este problema tem causado sério impacto no serviço, devido à dificuldade de repor os profissionais para trabalhar nos setores e ainda coloca em risco a vida do trabalhador. Os acidentes se agravam em decorrência das festas de final de anos em que há o aumento de consumo de bebidas e a destinação errada dos materiais pontiagudos e perigosos.
Ainda com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os servidores que realizam a coleta domiciliar acaba se acidentando quando os objetos cortantes estão mal acondicionados e ficam em média 15 dias afastados do serviço até o corte cicatrizar. Nos casos que envolvem agulhas ou outro tipo de material biológico, além do afastamento, ocorre o risco de contaminação.
Quando ocorre o incidente, o trabalhador é encaminhado ao Posto de Saúde específico para iniciar profilaxia, que é o tratamento contra AIDS, com coquetel seguido de uma série de exames para detectar alguma contaminação. Após esse procedimento, ele fica de repouso um dia e volta a trabalhar no dia seguinte. Mas o acompanhamento segue de 30 a 60 dias com mais exames e testes.
O Presidente da Comurg, Denes Pereira, pede aos cidadãos para tomar medidas simples e evitar que os coletores se machuquem. “Vidros e seringas devem ser enrolados em jornais ou colocados dentro de caixas de papelão lacradas com fita adesiva e só então serem descartados”.
De acordo Denes, ainda que nos dois casos o morador pode escrever um bilhete dizendo do que se trata e colocar junto ao lixo onde se encontram os objetos ou entregar o material diretamente nas mãos do coletor.
Dicas de armazenamento
A situação pode ser evitada com cuidados diários. Então, para descartar seu lixo sem ferir os coletores da Comurg, fique atento a essas dicas: