Publicidade

Descartado risco de rompimento de represa em Goianésia

Por 5 anos atrás

Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) montou, nesta sexta-feira (7), uma força-tarefa, após as fortes chuvas que caíram em Goianésia. Moradores de áreas próximas a uma represa ficaram em alerta. Análises iniciais já afastaram a chance de rompimento da estrutura de uma das represas que encheram bastante.

A represa, que fica no curso do Córrego Pescados, no perímetro urbano de Goianésia, já foi isolada e as equipes da força-tarefa, em parceria com a Usina Jalles Machado, abriram um vertedouro para auxiliar no escoamento da água, uma vez que o extravasor estava em sua capacidade máxima, mas o volume de água supera o volume prudencial.

Publicidade

A força tarefa é composta por representantes da prefeitura, técnicos da Semad, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Na região estão ocorrendo análises e acompanhamento da estrutura, que recebeu um alto volume de chuva entre quinta e sexta-feira.

Publicidade

A estrutura que está sob monitoramento é considerada de alto risco, mas com baixo potencial de dano, e possui área de 2,8 hectares e um volume de 67.909,82 m³.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Agência Nacional de Águas já foram notificados e também acompanham os trabalhos da força-tarefa.

Publicidade
Publicidade
Compartilhar