Está sendo realizada pela Polícia Federal uma operação contra o tráfico internacional de drogas. A ação denominada Quijarro está sendo realizada nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Estão sendo cumpridos 81 mandados judiciais, sendo 14 de prisão, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva. Uma quadrilha era responsável pelo transporte de duas toneladas de cocaína para o Brasil.
A investigação começou em janeiro do ano passado e identificou que um dos grupos responsáveis pelo transporte de cocaína estava instalado em Londrina, no norte do Paraná. Eles distribuíam o entorpecente para o Brasil, Bolívia, Colômbia e Espanha. Um dos traficantes bolivianos mais procurados do país, responsável pelo envio de cerca de duas toneladas de cocaína por mês ao Brasil, foi preso pela polícia boliviana.
As cidades alvo são Londrina e Araucária, no Paraná; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; e Martinópolis, Presidente Prudente e a capital paulista, em São Paulo. A ação conta com a participação de 150 policiais federais.
De acordo com a PF, o transporte da cocaína era feito em caminhões e carretas com fundos falsos, que normalmente levavam cargas lícitas na tentativa de driblar a fiscalização. Ainda segundo com a PF, os motoristas que faziam as viagens sabiam da irregularidade.
O nome da operação foi batizado de Quijarro, uma referência à cidade boliviana que faz fronteira com Corumbá e de onde partia a droga para o Brasil.