Publicidade

Desaparecimento na Amazônia piorou imagem do Brasil no exterior, aponta índice

Por 2 anos atrás

O desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira na Amazônia contribuiu para piorar a imagem do Brasil no mundo, de acordo com o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), medido pelo portal Interesse Nacional.

Na semana entre os dias 6 e 12 de junho, que se iniciou exatamente um dia após o sumiço de ambos, registrou-se 55% de matérias com tom negativo sobre o país na imprensa internacional. As neutras ficaram em 39%, enquanto as positivas representaram apenas 6%.

Publicidade

Essa foi a maior proporção de textos negativos já observada pelo (iii-Brasil), que se baseia em dados coletados semanalmente de sete publicações estrangeiras: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China).

Publicidade

“Além da proporção mais elevada de notícias ser prejudicial, nitidamente, sobre o Brasil, a semana registrou também o menor percentual de menções positivas sobre o Brasil”, destaca o portal.

Publicidade
Compartilhar