Será analisado em primeira votação no Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás, projeto de lei que institui o Parlamento Metropolitano. De acordo com a justificativa da matéria, o objetivo é compartilhar e conectar as políticas públicas das duas regiões metropolitanas existentes em Goiás, uma no Entorno do DF e outra em Goiânia.
Nesse sentido, o Parlamento permanente de debates é de natureza técnica, consultiva e deliberativa, e será composto por deputados e vereadores das duas regiões. A proposta é que haja aplicação de políticas integradas entre os municípios e o Governo Estadual e Federal.
Assinam a propositura para criação do Parlamento Metropolitano, o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB); o 1º secretário, deputado Cláudio Meirelles (PTC); e o 2º secretário, deputado Júlio de Pina (PRTB).
“Existe um conjunto de problemas que afetam diretamente as populações das citadas regiões. Para enfrentar essas situações, estamos propondo uma ação conjunta dos parlamentos das regiões metropolitanas de Goiânia e Entorno de Brasília, visando à aplicação de políticas públicas integradas entre os municípios e o Governo Estadual e Federal. Nesse sentido, um fórum permanente de debates de natureza técnica, consultiva e deliberativa composto pelos representantes, deputados e vereadores, das regiões com maior densidade populacional do Estado, destaca trecho da justificativa do projeto.