Um dia após reunião no Palácio das Esmeraldas, entre os deputados da base, o governador e secretários, em que arestas teriam sido aparadas, dois parlamentares governistas foram até a tribuna reclamar de auxiliares de Marconi Perillo, entre os alvos a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Nédio Leite (PSDB), ao subir na tribuna fez discurso. Começou agradecendo a secretária da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges sobre a ida do Programa do Governo do estado, Ação Cidadã, à cidade de Jaraguá, oportunidade em que serão oferecidos diversos serviços à população. Logo em seguida disparou diversas críticas a secretária Raquel Teixeira.

Publicidade

A argumentação do parlamentar é de que alguns secretários de governo não tem tido respeito com os deputados. Nédio destacou o evento em que o governador Marconi Perillo (PSDB) entregou mais de 200 quadras cobertas, relatando que nenhum deputado da base esteve presente nesse evento, por não terem sido avisados por auxiliares do Governo. Ele afirmou que quando são convidados os parlamentares comparecem.

Publicidade

“A crítica foi construtiva, ela foi deputada. Ela sabe o valor que um deputado tem. Ela sabe a importância da defesa de um deputado nos municípios. A gente é um para-choque. Nos municípios as pessoas cobram da gente e na hora de entregar, não chama a gente. Isso é importante. Eu reclamei”, justificou a crítica.

Publicidade

O parlamentar ainda reclamou que a secretária não o tem recebido para ouvi-lo. Ele disse que durante o almoço ao tratar o assunto com ela, acabou se esquivando do assunto. “Acho que é um descrédito que dá para o secretariado. Já tem dois ano que nunca consegui audiência com ela. Não é só comigo, ela não atende a maioria dos deputados”, argumentou.

Assim que desceu da tribuna, o deputado Henrique Arantes (PTB) manifestou apoio ao discurso feito por Nédio Leite e também criticou secretários do Governo. O petebista descreveu que transmitiu o problema a Marconi Perillo durante o almoço da última terça, e que ele teria prometido tratar do tema com os auxiliares.

Publicidade

“Damos ao Governador condição para que ele continue desenvolvendo seu projeto. Mas não há reconhecimento ao trabalho dos parlamentares. Isto desestimula a base aliada. Não tenho medo de me manifestar. Assim como fiz quando discordei da nomeação da secretária da Fazenda (Ana Carla Abrão). Acho que ela não é o nome ideal para ocupar a pasta”,

Panos quentes

Questionado sobre as críticas feitas pelos deputados da base, o líder do governo, José Vitti (PSDB) afirmou que se trata de uma situação pontual, mas que já foi resolvida durante o almoço com o governador e secretários.

“Eu quero quer que seja um problema pontual do Nédio, porém ontem ele também participou da nossa reunião, ouviu o pedido de desculpas da secretária, quero crer que esse discurso preparado, não foi retirado esta parte. Cada um tem sua angústia, mas também temos os bônus, há boas perspectivas apresentadas pelo governador. Foi um erro, não podemos tapar o sol com a peneira. O deputado Nédio é muito maduro, acredito que é pontual e isto será resolvido”, afirmou.

Publicidade