Os deputados Carla Zambelli e Vitor Hugo (ambos do PSL) devem entrar com novo recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (13) com o intuito de revogar a ordem de prisão em desfavor do líder dos caminhoneiros Zé Trovão.
“Vamos entrar com um agravo regimental ao ministro Fachin e em outra vertente vamos ingressar com um pedido direto ao ministro Alexandre de Moraes para que ele possa relaxar, revogar a prisão contra Zé Trovão, e nós esperamos obter êxito em uma das duas vias”, diz Vitor Hugo.
No despacho de sexta-feira (12), o ministro Edson Fachin baseou sua decisão de não revogar o pedido de prisão argumentando que não pode revisar ordem de prisão expedida monocraticamente.
A ordem de prisão contra o militante foi de autoria do ministro Alexandre de Moraes — relator do inquérito que investiga os atos considerados antidemocráticos.
Na peça rejeitada por Fachin , Zambelli e Vitor Hugo argumentam que a prisão seria extemporânea porque as manifestações já ocorreram e não há mais, portanto, possibilidade de Zé Trovão cometer mais crimes relacionados a 7 de setembro.
Zé Trovão teria fugido para o México após sofrer pedido de prisão suspeito de praticar crime incitando atos antidemocráticos contra, por exemplo, ministros do STF.
Durante esta semana, o militante, que demonstra intenso apoio ao presidente Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo afirmando que estava no México e que não ia mais conseguir fugir e que por isso deveria se entregar à Polícia Federal (PF).
Veja vídeo do deputado explicando a situação: