“Os servidores públicos não podem pagar o pato pela falta de capacidade de investimento dos estados”, afirmou o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) nesta terça-feira (5), na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília. Para o deputado, o projeto de lei complementar 257/2016, que estabelece plano de auxílio aos estados e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal mostra que os estados não estão conseguindo fazer “o dever de casa”.
“Esse projeto que está sendo proposto pelo governo federal é voluntário. Aqueles estados que têm equilíbrio fiscal não precisam assinar esse acordo. Os servidores públicos de todos os estados devem pressionar os seus governadores para que eles, que venderam no momento eleitoral um equilíbrio fiscal, não assinem. Afinal, aqueles governos que fizeram o dever de casa não precisam fazê-lo”, disse.
Ainda segundo Daniel Vilela, é real a necessidade de alongar as dívidas dos estados e dar mais capacidade de investimento, mas que isso não interfira nas contas referentes ao servidor público e setor produtivo.